PUB

Mundo

Rússia: PR não alterará Constituição para continuar no poder em 2024

O Presidente russo (PR), Vladimir Putin, garanteque não pretende alterar a Constituição para continuar no poder em 2024, uma vez que a Magna Carta impede mais de dois mandatos consecutivos.

“Eu nunca fiz alterações à Constituição, muito menos para meu próprio benefício. E, até hoje, continuo a não ter esses planos”, disse Vladimir Putin ao canal de televisão norte-americana NBC.

Vladimir Putin, 65 anos, que espera ser reeleito nas eleições Presidenciais de 18 de Março, deixou o Kremlin em 2008, depois de ter exercido dois mandatos consecutivos, e regressou quatro anos depois como primeiro-ministro.

Reconheceu, na entrevista, que pensou no seu possível sucessor desde que assumiu o cargo em 2000, mas que, no final, “a decisão final será tomada pelo povo russo”.

Além disso, negou que a sua idade seja um obstáculo, afirmando que, no mundo, incluindo os EUA e a Europa, há muitos como ele, que são chefes de Estado.

Relativamente às eleições Presidenciais, em que parte como grande favorito, afirmou: “Se os eleitores me derem a oportunidade de exercer um novo mandato, então darei até à última gota”.

Mostrou-se ainda disposto a cooperar com a oposição, incluindo a extra-parlamentar, mas no caso do líder da oposição, Alexei Navalni, que foi afastado como candidato presidencial por ter antecedentes criminais, defendeu que este deve merecer o perdão presidencial.

O Presidente da Rússia disse, ainda, na entrevista, que lhe “é absolutamente igual” se cidadãos russos forem condenados por ingerência nas eleições Presidenciais norte-americanas, de Novembro de 2016, porque, afirmou, “não representam os interesses do Estado russo”.

Putin, que voltou a negar que tenha mandado interferir nas eleições norte-americanas, lembrou que a Rússia só pode processar quem viola a lei russa.

PUB

PUB

PUB

To Top