PUB

Mundo

Japão propõe encontro à Coreia do Norte

O Japão propôs à Coreia do Norte um encontro entre os líderes dos dois países, Shinzo Abe e Kim Jong-un, em linha com as cimeiras previstas entre Pyongyang, Seul e Washington, segundo fontes do executivo nipónico.
Tóquio estendeu esta oferta com o objectivo de lidar com a desnuclearização do país e com os sequestros de cidadãos japoneses cometidos há décadas, pelo regime norte-coreano, disseram fontes do governo citadas pela agência japonesa Kyodo.
O porta-voz do executivo, Yoshihide Suga, não quis confirmar esta informação, embora tenha apontado que Tóquio e Pyongyang “mantêm canais abertos de informação” e que o executivo nipónico “contempla todas as opções” para lidar com o Norte, quando questionado hoje numa conferência de imprensa.
O executivo nipónico gostaria de aproveitar a disposição para dialogar, ao mais alto nível, manifestada pelo hermético regime norte-coreano desde o início do ano e que permitiu a organização de encontros bilaterais com Seul e Pyongyang, agendados para Abril e Maio.
Se a reunião entre Kim e Abe acontecer, a questão dos sequestros de cidadãos japoneses seria a prioritária a ser tratada do lado japonês, assunto que não é esclarecido, há décadas, e que é o principal obstáculo para que ambos os países normalizem suas relações diplomáticas.
O Japão e a Coreia do Norte já realizaram dois encontros em 2002 e 2004, em Pyongyang, onde participaram o ex-primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi e o pai do actual Presidente norte-coreano, Kim Jong-il.

PUB

PUB

PUB

To Top