PUB

Política

Cooperação Militar: Aeronave portuguesa patrulha áreas marítimas de Cabo Verde

Uma aeronave de vigilância marítima “P-3C CUP+ ORION” da Força Aérea Portuguesa (FAP), com um destacamento de 29 militares, está a realizar, até 3 de Abril, acções de vigilância marítima nas águas de responsabilidade da República de Cabo Verde.

Esta missão, realizada em coordenação com as autoridades de Cabo Verde, inscreve-se no plano dos compromissos de cooperação militar bilateral entre Portugal e Cabo-Verde, na qual Portugal disponibiliza meios militares que contribuam para a vigilância e operações de segurança marítima na Costa Ocidental de África e no Golfo da Guiné. Estas acções de patrulhamento marítimo, levadas a cabo pela FAP, têm como principal objectivo contribuir para o combate aos fenómenos do tráfico ilícito de droga e pessoas, detecção de ações de delapidação dos recursos marinhos – com destaque para apesca abusive -, poluição marinha, originada, intencionalmente, por navios mercantes em trânsito na região, ou mesmo colaborar e apoiar em caso de necessidade operações de busca e salvamento na área de responsabilidade de Cabo Verde.

Portugal continua, assim, a desempenhar um papel visível e activo para a resposta da comunidade internacional às ameaças à segurança maritime, fortalecendo, simultaneamente, as relações de confiança com as Forças Armadas e autoridades dos países amigos da região.

Na manhã desta segunda-feira, 2, a aeronave da FAP será visitada por mais de 60 alunos da Universidade de Cabo Verde, dos cursos de Engenharia Eletroctécnica e Engenharia Mecânica, bem como por militares das Forças Armadas cabo-verdianas.

PUB

PUB

PUB

To Top