PUB

Política

“Nenhum investimento público foi realizado pelo Governo na região Santiago Norte durante estes dois anos” – PAICV

A Comissão Política do PAICV Região Santiago Norte avaliou hoje “negativamente” o desempenho do Governo liderado pelo MpD, após dois anos, afirmando que não foi realizado nenhum investimento público pelo executivo na região durante estes dois anos.
“Nenhum investimento público foi realizado pelo Governo na região durante estes dois anos. Não foram abertas novas estradas, não foram construídos novos equipamentos sociais, não se conhece nenhum programa relacionado com o plano sanitário, seja na construção de infra-estruturas, seja no domínio do saneamento do meio”, constatou a vice-presidente da CPR do PAICV, Carla Carvalho.
Esta responsável, que falava em conferência de imprensa hoje no Tarrafal para fazer balanço dos dois anos do Governo do MpD, liderado por Ulisses Correia e Silva e os impactos desta governação na Região de Santiago Norte, afirmou que não houve investimentos, obras e que nenhum sector mereceu a atenção do executivo.
No domínio da saúde, disse, o Hospital Regional Santiago Norte continua “subaproveitado” e “não foi feito nenhum investimento” necessário par atender as mais de 120 mil pessoas que vivem na região de Santiago Norte.
Relativamente à situação social das pessoas, o PAICV revela que da análise dos dados oficiais constataram que em Santiago Norte “nada melhorou”, isto e, o desemprego aumentou, a população inactiva também aumentou, ultrapassando a média nacional, a taxa de sub-emprego disparou e que a população economicamente activa diminuiu.
Ou seja, ajuntou que nesses dois anos da governação do Movimento para a Democracia (MpD) “não houve melhoria de condições de vida e não houve melhoria na promoção social”, seja no aumento da pensão social mínima ou no número de beneficiários, sustentando que o “rendimento de inclusão é ainda palavras de discurso”.
No domínio da agricultura e pecuária, informou que também não se conheceu nenhum investimento, seja nos domínios da água, agricultura, da modernização da agricultura ou da promoção da criação de animais, acrescentando que o único programa que se conhece são os vales cheques que “não serviram para nada até agora”.
No concernente às pescas, considerou a situação de “vergonhosa”, sustentando que “não há crédito para os pescadores, não há formação e não há um programa para as pescas”.
“Assim, fica claro que as grandes potencialidades da região, agricultura, pecuária e pesca, não têm merecido qualquer atenção do Governo. Aliás, estes sectores estão completamente abandonados e alheios ao programa do Governo”, lamentou.
Segundo Carla Carvalho, tendo em conta que o Governo e os seus deputados têm afirmado na comunicação social de que enviaram para os municípios de Santiago Norte, nestes dois anos, mais fundos do que durante os 15 anos do PAICV, o seu partido gostaria de ouvir do executivo para onde foram os milhares de contos que anda a propalar ter enviado para a Região.
“Não queremos dizer que não é verdade. Por isso gostaríamos de perguntar ao Governo o que é que se fez com os fundos destinados à região, uma vez que a população não beneficiou deste dinheiro que o Governo anda a dizer que investiu na região”, lançou o partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição).
“A Região Santiago Norte quer e exige ao Governo a prestação de contas dos fundos que afirma ter investido, porque se for verdade estas afirmações, então é de se supor que alguém anda a desviar o dinheiro do Estado para outros fins. Porque, obras, melhoria das condições sanitárias, melhoria da qualidade de vida das pessoas, abastecimento de água, saúde, promoção social, emprego não conheceram qualquer melhoria na Região”, enfatizou.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top