PUB

Mundo

Bruxelas financia com 40 milhões ajuda humanitária a minoria rohingya

A Comissão Europeia disponibilizou 40 milhões de euros de ajuda humanitarian, para apoiar as comunidades muçulmanas rohingya, no Bangladesh e no estado de Rakhine, na Birmânia (Myanmar).

Da verba aprovada, 29 milhões de euros destinam-se ao distrito de Cox Bazar, no Bangladesh, para distribuição de comida, apoio nutricional, água potável e instalações sanitárias, acesso a serviços de saúde, bem como para aumentar a proteção dos grupos mais vulneráveis.

Outros sete milhões, segundo uma nota de imprensa, serão usados em preparativos para a época das monções, que pode provocar inundações e deslizamentos de terras no que é considerado o campo de refugiados com maior densidade populacional do mundo, em Cox Bazar.

Os rohingya no estado de Rakhine vão receber quatro milhões de euros para financiar protecção, abrigo, saúde, água, instalações sanitárias, comida e apoio psicológico.

Em 2017, a Comissão Europeia disponibilizou 51 milhões de euros para a comunidade rohingya.

Cerca de 700 mil membros da minoria muçulmana rohingya, que viviam no Oeste da Birmânia, um país de maioria budista, fugiram em massa, no último ano, para o Bangladesh, ameaçados pelo exército birmanês.

As autoridades birmanesas têm negado sempre a acusação de genocídio étnico dos rohingya e dizem que apenas reagiram a ataques de rebeldes muçulmanos.

PUB

PUB

PUB

To Top