PUB

Cultura

Dossier Morna na lista representativa do Património Cultural Imaterial da UNESCO

Já está disponível no site da UNESCO o dossier com o pedido de inscrição da Morna na lista representativa do património cultural imaterial. Recorde-se que este pedido foi entregue em Paris, França, a 26 de Março deste ano, pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, em representação do Governo de Cabo Verde.
Segundo uma nota do ministério da Cultura, a sua colocação online traduz, não somente a sua aceitação por parte da UNESCO, mas também uma correcta instrução processual, com todas as partes que o compõe, cumprindo desta forma todas as necessárias exigências a que este processo está obrigado.
O dossier, composto por um formulário, um filme, um portfólio fotográfico e as declarações de cantores, músicos, poetas, compositores e outras entidades para quem a Morna representa a alma e a vida de Cabo Verde, é de acordo com a nota, o resultado de um extenso trabalho de investigação e contacto desenvolvido pelo Instituto do Património Cultural – IPC.
Para o MCIC, estar, neste momento, entre as 50 manifestações que serão avaliadas em finais de 2019, em Assembleia Geral da UNESCO, significa que este órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), com mandato transnacional para a Educação, a Ciência e a Cultura, “reconhece no processo e na Morna todas as condições para uma potencial inscrição como Património da Humanidade”.
No âmbito do calendário destes processos, a UNESCO, se tal entender, poderá pedir esclarecimentos ao Estado até ao final deste ano e, posteriormente, fará a sua entrega ao corpo internacional de peritos que farão um relatório que será avaliado e discutido em Assembleia Geral entre Novembro e Dezembro de 2019.

PUB

PUB

PUB

To Top