PUB

Sociedade

Ministério da Educação recebe 126 mil contos da Global Partnership for Education para investimentos

A Parceria Global para Educação (Global Partnership For Education – GPE) disponibilizou ao Ministério da Educação um montante de 1,4 milhões de dólares, equivalente a 126 mil contos, para investir no Programa de Reforço Institucional do Sector da Educação (RISE).
Segundo uma nota do governo, o programa tem como propósito melhorar a qualidade, eficácia, eficiência e efectividade das políticas educacionais, mediante o fortalecimento da qualidade da educação e dos serviços prestados pelas instituições de Pré-Escolar e do Ensino Básico Obrigatório, bem como reforçar o seguimento da avaliação da política educativa e, particularmente, o seguimento da implementação do plano estratégico da Educação.
“Visa, em particular, apoiar a universalização e a regulação da educação pré-escolar, bem como o reforço do sistema de gestão administrativa e pedagógica e a introdução de uma cultura de avaliação em todos os níveis de intervenção”, refere a mesma nota.
O Programa de Reforço Institucional do Sector da Educação está orçado em 126 mil contos, que serão alocados ao país durante três anos, de 2017 a 2020.
De acordo com o governo, esse montante é destinado ao Reforço dos instrumentos de gestão do sistema educativo (17%), à capacitação de todos atores em gestão administrativa e pedagógica do sistema (53%), 20% dedicam-se à avaliação da aprendizagem na educação básica e 10% vai para o reforço do sistema de Seguimento e avaliação do sistema educativo.
Fundada em 2002, a GPE é constituída por cerca de 60 países em desenvolvimento, governos doadores, organizações internacionais, sector privado, professores, grupos da sociedade civil e organizações não governamentais. Tem como papel facilitar o acesso dos países em desenvolvimento à assistência técnica e financeira para que os governos possam desenvolver programas educativos de qualidade e adoptar estratégias mais adequadas e eficazes para que todas as crianças estejam na escola e tenham uma educação de qualidade.
É de salientar que a Parceria Global para a Educação é uma parceria multilateral que visa alcançar a educação de qualidade para todas as crianças.

PUB

PUB

PUB

To Top