PUB

Sociedade

Boa Vista: lagoa natural de Spedra transformada em cemitério de animais

A lagoa natural de Spedra, na Povoação Velha, está a transformar-se num verdadeiro cemitério de animais.

A denúncia é do internauta Carmino Pires, criador de animais, que partilhou inclusive imagens na sua página pessoal do facebook, dando conta daquilo que se está a passar naquela lagoa.

Ao que tudo indica, essa lagoa fica na zona de Povoação Velha e é uma lagoa natural, onde “desde sempre” os animais vão beber, porque, mesmo nos tempos de seca, permanece sempre com água.

Só que, com o início da construção do troço de estrada para Povoação Velha, começaram a retirar água para as obras e a usar máquinas no local, provocando um lamaçal, servindo de ratoeira para os animais que lá vão beber, uma vez que quando entram não conseguem sair porque ficam presos na lama, morrendo afogados.

“Sou criador de gado e sofro na pele pelo roubo de vacas e cabras.Agora, esse grande descuido da empresa que, pela boa fé, tentou fazer um trabalho ali para retirar água para regar a estrada, mas que, infelizmente, não pensou nos animais e quando demos por isso já era tarde”, diz Carmino Pires.

O local já foi vedado com algumas pedras, mas segundo esse produtor “não basta” porque os animais continuam a lá entrar.

O post de Carmino Pires já foi inclusive partilhado pela associação SOS Bubista, que também se mostra preocupada com a situação. Conforme avançam, “em vez de fazerem furos para apanharem água, estão a secar a fonte deixando os animais a morreram de sede, tendo em conta que têm meios suficientes para criarem as condições para obterem água para as obras. Ou seja, facilitam o trabalho deles, matando os animais”, lamentam.

Ao que A NAÇÃO pode apurar, quer o MDR, quer a Câmara já estão a par da situação, mas ainda não se pronunciaram, nem tomaram medidas.

PUB

PUB

PUB

To Top