PUB

Política

Guarda Costeira de Cabo Verde na V Conferência das Marinhas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, no Brasil

A Escola de Guerra Naval do Rio de Janeiro, Brasil, está a acolher, durante três dias, a quinta conferência das marinhas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa(CPLP).

Segundo uma nota da Marinha do Brasil, o tema central do encontro é a “A cooperação entre as Marinhas para exercer a soberania nas águas jurisdicionais dos países membros da CPLP”.

O evento conta com as presenças das marinhas de Moçambique, Angola, Brasil, Portugal e Guiné Equatorial, assim como as guardas costeiras de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Conforme a organização, o objectivo principal dessa conferência é promover a cooperação entre esses países, nos domínios da educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, oceanos, agricultura, administração pública, segurança, assim como comunicação cultura e desporto.

De referir que no que tange à defesa, foi assinado em Setembro de 2006, o protocolo entre os países da CPLP, estabelecendo como objectivo “promover e facilitar a cooperação entre os Estados-Membros no domínio da defesa, através da sistematização e clarificação das acções”.

A conferência arrancou no dia 7 e termina amanhã,9, quinta-feira.

PUB

PUB

PUB

To Top