PUB

Destaques

Destaques da edição 571 do Jornal A NAÇÃO

 TRANSPORTE MARÍTIMO INTER-ILHAS
Palm/Tschudi diz que concurso “está viciado” Independentemente do resultado do concurso  internacional de concessão dos transportes inter-ilhas, por ele impugnado – porque “está viciado” -, o consórcio Palm Shipping Lines/Tschudi Ship Management vai pôr em marcha a sua actividade marítima em Cabo Verde.
Agastado com a situação, o ministro José Gonçalves avisa que o Governo não vai esperar por nenhuma “detracção”.   
……………………………………………………………………………………………………………………………..Págs.  A02 e A03       
 
 
FUNCIONÁRIOS DENUNCIAM  “MÁ GESTÃO”
Correios há quatro meses sem PCA
Trabalhadores dos Correios de Cabo Verde denunciam alegada “má gestão” do administrador-executivo, Cipriano de Carvalho, acusado de fazer “o que bem entende”. A ilustrar o clima de tensão é o facto de a Empresa estar já há quatro meses sem Presidente do Conselho de Administração.
A titular do cargo, Maria Júlia Ferreira, terá batido com a porta. 
………………………………………………………………………………………………………………..Pág. A12  
 
SANTIAGO  NORTE
Turismo Rural ameaçado por assaltos
Os operadores que trabalham com o Turismo ruRal em Santiago Norte estão preocupados com os frequentes casos de assaltos, inclusive à mão armada, contra turistas, no Parque Natural de Serra Malagueta e Pico de Antónia. Os operadores pedem medidas “urgentes e exemplares”  às autoridades.  
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….Pág. A13  
       
MÁRIO SEMEDO, PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO CABO-VERDIANA DE FUTEBOL
“Selecção Sub-16 trabalhará de forma
r egular, havendo ou não competições”
Em nove meses de mandato já são notórios os efeitos da actual Direcção da Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF), liderada por Mário Semedo. A resolução dos desafios financeiros, o reforço das relações institucionais, o regresso de Rui Águas à Selecção Principal e o sucesso dos “Tubarões Azuis” “mirins” nos Jogos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), são apenas os exemplos mais sonantes. Neste exclusivo ao A NAÇÃO, Semedo anunciou um trabalho contínuo que posiciona a Selecção Sub-16, como a principal prioridade da FCF daqui para a frente, “havendo ou não competições”.
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..Págs. A08 e  A09
 
UNIVERSIDADE DE CABO VERDE
Docentes recorrem ao Tribunal contra Reitoria Um grupo de docentes da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) recorreu às instâncias judiciais para ver resolvida, de uma vez por todas, a questão das compensações provenientes da promoção na carreira. Em causa está um despacho de Judite Nascimento, antes das últimas eleições, em que essa reitora manda reclassificar os docentes que adquiriram novos graus académicos, nos últimos anos. Nascimento defende-se, alegando que é o Ministério das Finanças que tem entravado o processo.  
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..Págs. A04 e  A05   
 
CAPTURA E ABATE DE TARTARUGAS
“Só coima não chega.
É preciso prender”
Nas últimas semanas, várias pessoas foram apanhadas, em flagrante delito, em diferentes ilhas do país, a capturar tartarugas. Algumas dessas situações culminaram na morte desta espécie, em extinção, e protegida a nível mundial. Sociedade e ambientalistas estão chocados e pedem mão pesada da nova lei para punir infractores. “Só as coimas não chega. É preciso prender”.
………………………………………………………………………………………………………………………………….In Caderno ETC.            
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………-Encontra, também, nesta Edição nº 571 – que já está bancas -, o tradicional Caderno ETC., assim como as opiniões de Cipriano Fernandes e de Casimiro de Pina; e a Coluna  de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top