PUB

Economia

Cooperação Espanhola apoia INE na renovação do ano base das contas nacionais

A Cooperação Espanhola está a financiar a renovação do ano base das Contas Nacionais do Instituto Nacional de Estatística (INE), após a Cooperação Luxemburguesa ter patrocinado a renovação do parque tecnológico do INE.

A informação foi avançada à Inforpress pelo vice-presidente INE, Celso Soares, que, apesar de não precisar o valor deste financiamento disse que a renovação do ano base das contas nacionais “é fundamental” para as exigências actuais, nomeadamente da Agenda 20/30 das Nações Unidas e da Agenda Africana 20/63.

“O objectivo fundamental dessas agendas consiste em não deixar para trás, nomeadamente, a erradicação da pobreza, a igualdade do género, entre outras estatísticas fundamentais. Para isso, temos que ter números porque não podemos estar a decidir com base em opiniões,” destacou.

Conscientes da importância das estatísticas, sublinhou o vice-presidente do INE, esses parceiros internacionais têm financiado as actividades do instituto porque só com dados é que conseguem monitorizar os objectivos definidos nessas agendas de desenvolvimento.

Para além das verbas do Orçamento do Estado, das cooperações Espanhola e Luxemburguesa, o INE beneficia de apoios “muito significativos” das Nações Unidas e do Banco Mundial para desenvolver actividades e projectos e para a formação dos recursos humanos.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top