PUB

Destaques

Destaques da edição 577 do Jornal ANAÇÃO

ÉTICA E EXCLUSIVIDADE DOS DEPUTADOS NA AGENDA PARLAMENTAR

O novo ano parlamentar, que se avizinha, comporta um conjunto de desafios advenientes do novo regimento da Assembleia Nacional (AN), que entra em vigor a 1 de Outubro. Prevê-se a entrada em funcionamento da nova orgânica da AN e a aprovação de um novo Estatuto de Titulares de Cargos Políticos. Essas alterações vão implicar um aumento substancial de verbas no orçamento da Assembleia e um regime de incompatibilidades mais apertado.

PRESIDENCIAIS 2021

JORGE SANTOS DIZ “NÃO SOU CANDIDATO”

Apontado como possível candidato à Presidência da República em 2021, Jorge Santos garantiu ao A NAÇÃO que, por agora, não tenciona concorrer ao Palácio do Platô. “Não sou candidato”, respondeu, num tom bem humorado, como quem poderá um dia mudar de opinião.

BÁSICO OBRIGATÓRIO VAI TER EXAMES NACIONAIS A PARTIR DESTE ANO LECTIVO

A partir deste ano lectivo, que esta semana arrancou, vão ser introduzidas provas nacionais nos 4º e 8º anos de escolaridade, conforme a nova matriz curricular do Ensino Básico Obrigatório (EBO). A avaliação final do segundo ciclo passa a ser realizada no final do 8º ano.

Títulos Consolidados de Mobilização Financeira

GOVERNO FALHA PAGAMENTO DA DÍVIDA PÚBLICA

O Estado está em situação de incumprimento em relação aos Títulos Consolidados de Mobilização Financeira (TCMF), cuja maturidade expirou há mais de um mês. Com declarações contraditórias, Olavo Correia vem dizendo que o Governo vai resolver o problema, mas sem contudo apresentar uma solução concreta para devolver 107 milhões de euros ao BCA e BCV.

São Vicente

PROPRIETÁRIOS NA RUA DA MOEDA SEM REDE PÚBLICA DE ÁGUA

Alguns proprietários da Rua da Moeda, em São Vicente, enfrentam há já alguns meses dificuldades para aceder à rede pública de água. Segundo contam, a Câmara Municipal não dá autorização à Electra para a execução de qualquer tipo de perfuração no centro histórico da cidade do Mindelo.

SEM SURPRESAS, PR RATIFICA SOFA

Com a ratificação, anunciada ao fim da tarde de quarta-feira, 19, o Presidente da República confirmou a manchete do A NAÇÃO de há duas semanas, na sua edição do dia 6: “PR vai ratificar o SOFA”. Aliás, praticamente sem novidades, na sua mensagem ao país, Jorge Carlos Fonseca retomou os mesmos argumentos e reparos que foi fazendo à forma como o Governo tratou do assunto.

Nesta edição confira ainda o caderno ETC que esta semana destaca o Funaná Psicadélico do grupo “Fogo Fogo”; o Ensaio de José vicente Lopes especial Ensino e Educação e os artigos de opinião de Valdemiro, Pedro Ribeiro e Stephen LeCompte. Confira ainda a cónica “Nu ben konta partis” de Marciano.

PUB

PUB

PUB

To Top