PUB

Sociedade

Sal: TIR para os dois chineses e uma cabo-verdiana acusados de tráfico humano

Dois chineses e uma cabo-verdiana detidos, no passado fim-de-semana pela Polícia Judiciária, na ilha do Sal, presentes ao tribunal esta segunda-feira, acusados de tráfico humano, ficaram sob Termo de Identidade e Residência (TIR).

Acusados da prática, reiterada, de crimes de tráfico de pessoas para exploração laboral e trabalho forçado, a Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal do Sal (DICS), fez a detenção fora de flagrante delito, em cumprimento de um mandado do Ministério Público.

A Inforpress apurou que os indivíduos de idade compreendida entre os 29 e 40 anos, há cerca de um ano, instigaram as quatro vítimas, duas do sexo masculino e duas do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 16 e 30 anos, a virem trabalhar em Cabo Verde, onde teriam uma vida melhor, mas tal não aconteceu.

Conforme a mesma fonte, durante o tempo que cá estão, foi-lhes retirado os respectivos passaportes, vinham trabalhando em condições difíceis, sem salário e a dormir em armazéns das lojas chinesas.

Perante a operação, resgatados pela Polícia Judiciária, os quatro jovens, encontram-se em local seguro, sob custódia das autoridades policiais, devendo sair do país através de uma organização internacional.

Ainda na sequência do mandado de busca e apreensão efectuada nas residências dos suspeitos, na localidade de Hortelã de Baixo, nos Espargos, foram apreendidos passaportes das vítimas e outras documentações, valores em dinheiros à volta de 1.846.000 escudos, 12.395 euros, e algum montante em moeda chinesa.

Presentes, segunda-feira, às autoridades judiciárias competentes, para efeito do primeiro interrogatório judicial de arguidos detidos e aplicação de medidas de coação pessoal, o juiz determinou Termo de Identidade e Residência, não devendo sair do país.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top