PUB

Mundo

Cimeira entre Vladimir Putin e Kim Jong-un quase certa em Novembro

O embaixador Sul-Coreano em Moscovo (na Rússia) afirmou que, muito seguramente, os líderes da Coreia do Norte e da Rússia devem realizar uma Cimeira, em Novembro, antes da histórica visita de Kim Jong-un a Seul.

“A Rússia já expressou a sua esperança de que a visita de Kim ocorra antes do final do ano (…) mas a Coreia do Norte parece ainda estar a estudar o local e a data”, disse o embaixador da Coreia do Sul na Rússia, Woo Yoon-keun, citado por vários órgãos de comunicação social da Coreia do Sul.

“Dado que a visita de Kim à Coreia do Sul também está prevista para antes do final do ano, a Coreia do Norte parece estar a estudar com muito cuidado a data da visita à Rússia”, acrescentou, assegurando que a Cimeira deverá acontecer ainda este mês.

O Presidente russo tem expressado a vontade da Rússia em participar em possíveis projectos de desenvolvimento e de infra-estruturas na Coreia do Norte, no âmbito da cooperação acordada entre Seul e Pyongyang, por ocasião do processo de pacificação na península coreana.

Pequim e Moscovo são os principais aliados diplomáticos de Pyongyang e, apesar de terem alinhado nas sanções impostas pela ONU contra o país, têm evitado medidas extremas susceptíveis de causar o colapso do regime.

O líder norte-coreano e o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, assinaram, em meados de Setembro, uma Declaração-Conjunta, que poderá ser importante para o futuro diálogo sobre a desnuclearização da península, entre Pyongyang e Washington.

Na Declaração-Conjunta, Kim jong-un prometeu visitar Seul “num futuro próximo” e espera-se que aconteça ainda este ano, o que a verificar-se tornará Kim no primeiro líder norte-coreano a visitar a capital da Coreia do Sul desde que a península foi dividida em Norte e Sul, no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

O falecido pai de Kim, Kim Jong-il, prometeu fazê-lo quando líderes sul-coreanos o visitaram em Pyongyang, em 2000 e 2007, mas a viagem a Seul nunca aconteceu.

A Guerra da Coreia (1950-53) terminou com a assinatura de um armistício, mas nunca foi assinado um Tratado de Paz, por isso os dois países continuam tecnicamente em guerra.

PUB

PUB

PUB

To Top