PUB

Economia

Porto Novo/Manuel Lopes: Agricultores tentam reerguer-se depois de oito mil contos de prejuízos

Os agricultores em Manuel Lopes, no Porto Novo, Santo Antão, tentam, nesta altura, recompor-se dos “elevados prejuízos” registados com a paralisação da agricultura local, nos últimos meses, devido à falta de água, e relançar a sua actividade.

Os agricultores, que admitem ter registado danos à volta de oito mil contos, dizem contar agora com o apoio do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) na retoma da agricultura em Manuel Lopes, com a normalização, semana passada, do fornecimento de água para rega nessa zona.

O furo em Manuel Lopes, que estava inoperante há seis meses, foi equipado, semana passada, com um novo sistema de bombagem, retomando, assim, a produção de água para agricultura e abastecimento público, nessa localidade.

O delegado do MAA no Porto Novo disse à Inforpress que este ministério vai trabalhar com os agricultores com vista à retoma da actividade em Manuel Lopes, tendo já discutido com os lavradores “medidas concretas” nesse sentido, tais como a recuperação de parcelas e isenção, durante algum tempo, pagamento da taxa de produção de água.

Outra medida tem a ver com o equipamento, já a partir de Dezembro, do sistema de bombagem do furo de Manuel Lopes com painéis solares para reduzir os custos de produção de água.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top