PUB

Mundo

“Brexit”: UE e Londres acordam Declaração Política da futura relação

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou que os 27 e o Reino Unido acordaram os termos da Declaração Política da futura parceria entre a União Europeia (UE) e Londres, após o “Brexit”.

“Acabei de endereçar aos 27 um rascunho da Declaração Política da futura parceria entre a União Europeia e o Reino Unido. O presidente da Comissão Europeia (Jean-Claude Juncker) informou-me que foi alcançado um acordo a nível dos negociadores e um Acordo de Princípio a nível político, que será sujeito ao aval dos líderes”, escreveu Donald Tusk, na sua conta na rede social “Twitter”.

De acordo com a agência “France-Presse”, o texto da Declaração Política, que será anexado ao Acordo de saída do Reino Unido e que tem 26 páginas, “estabelece os parâmetros de uma parceria ambiciosa, ampla, profunda e flexível”, nos âmbitos comercial, de política externa, de defesa e de segurança.

No domingo, 25, os chefes de Estado e de Governo dos 27 encontram-se numa Cimeira Extraordinária, em Bruxelas, para aprovar o texto do Acordo de Saída do Reino Unido do Bloco Comunitário e também a Declaração Política com as directrizes para a futura relação entre as partes.

Um dia antes, a primeira-ministra britânica, Theresa May, deslocar-se-á, novamente, a Bruxelas (na Bélgica), para um encontro de trabalho com o presidente da Comissão Europeia.

O Reino Unido vai deixar a União Europeia a 29 de Março do próximo ano.

PUB

PUB

PUB

To Top