PUB

Economia

Cabo Verde prevê receber em 2019 os primeiros carros eléctricos

Cabo Verde vai receber em 2019 os primeiros carros eléctricos, estando previsto para o horizonte 2050 a substituição total dos veículos convencionais.

O primeiro carregador para viaturas eléctricas (foto) está presente na Conferência Internacional sobre Energias Renováveis.

Durante o evento, especialistas nacionais e estrangeiros partilharam as suas experiências de projectos bem-sucedidos na área das renováveis implementados nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento.

Segundo o director nacional da Indústria, Comércio e Energia, Rito Évora, se tudo correr bem, como está previsto, em termos de financiamento, no horizonte 2019/2020 o país adquirirá cerca 500 carros eléctricos.

Em entrevista à Inforpress, à margem da referida Conferência Internacional, Rito Évora revelou que, além de carros eléctricos, o país será igualmente dotado de postos de carregamento para este tipo de veículos.

De acordo com este responsável, a introdução de carros eléctricos no país é um “processo gradual” que “vai implicar muita coisa”.

“Numa primeira fase tem que haver um sistema de incentivos para apoiar as primeiras aquisições (de carros eléctricos), no sentido de compensar o diferencial existente entre comprar um carro convencional e um eléctrico”, indicou o director nacional da Indústria, Comércio e Energia.

Revelou, por outro lado, que o Governo está a trabalhar para, no quadro da mobilidade eléctrica, “mobilizar um montante à volta de sete milhões de dólares”, que será uma “importante contribuição” para o projecto do país.

O primeiro carregador para as viaturas eléctricas, propriedade do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) foi apresentado aos participantes da Conferência Internacional sobre as Energias Renováveis.

“Há iniciativa de um grupo de instituições e empresas públicas de Cabo Verde para, a título experimental, importar sete carros eléctricos”, anunciou a fonte da Inforpress, acrescentando que se está a trabalhar a parte institucional, em termos de regulamentação, para a “viabilização” do projecto.

Instado se acredita que até ao horizonte 2030 o país será abastecido em 50% (por cento) a partir das chamadas energias limpas, Rito Évora respondeu nesses termos: “Acreditamos que sim e estudos apontam nesse sentido. Este é o objectivo do nosso Master Plan para o sector eléctrico 2018-2040. Estamos a falar em 54% e isto vai implicar mudar muita coisa no sistema eléctrico, nomeadamente a introdução do sistema de armazenamento”.

“Gradualmente, iremos substituir a produção térmica por mais energias renováveis intermitentes, mas assistidos também por mecanismos de compensação e estabilização das redes e armazenamento de energias”, precisou o responsável.

A Conferência Internacional sobre Energias Renováveis, que decorre desde quinta-feira, na Cidade da Praia, termina hoje e o porta-voz deste evento, Rito Évora, faz um “balanço positivo”, a avaliar, segundo ele, pelo nível de debates e temas apresentados, com foco na mobilização de financiamento climático para pequenos estados insulares, como é o caso de Cabo Verde.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top