PUB

Política

Relações entre Cabo Verde e EUA devem atrair investimentos norte-americanos no arquipélago – Jorge Santos

“Os Estados Unidos e Cabo Verde partilham os mesmos valores da paz e da democracia, pelo que é uma honra receber uma delegação dos EUA tão importante integrada por senadores, presidentes de câmara de Brockton e de Massachusetts e académicos”, indicou Jorge Santos.

O presidente do Parlamento fez estas considerações à imprensa depois de receber uma delegação norte-americana, que se encontra de visita a Cabo Verde.

Segundo ele, os EUA constituem um dos “parceiros importantes” para Cabo Verde conseguir não só a estabilidade, mas também a defesa dos seus interesses a nível da sua “grande zona marítima que é superior a 758 mil quilómetros quadrados”.

No concernente à educação, Jorge Santos destacou a presença na delegação que recebeu do antigo e actual reitor da Universidade Bridgewater que, segundo ele, tem acordos de cooperação com a Universidade de Cabo Verde.

Revelou que neste momento se pretende “relançar de novo” as relações com universidades dos EUA que no passado receberam estudantes cabo-verdianos, constituindo uma “grande experiência”.

O senador de origem cabo-verdiana Vinny de Macedo mostrou-se “muito satisfeito” por estar a visitar, mais uma vez, a terra que o viu nascer, mas que deixou aos seis meses de idade quando os pais decidiram emigrar para os EUA.

Diz que acredita que as relações de amizade entre Cabo Verde e os Estados Unidos de América continuam a estreitar-se cada vez mais.

Por sua vez, Elizabeth Miranda, afirmou sentir-se “orgulhosa” por ser a primeira cabo-verdiana eleita deputada estadual de Dorchester (Boston) que alberga uma importante comunidade cabo-verdiana.

A sua preocupação, prosseguiu, é ajudar todas as comunidades residentes no seu Estado, em particular a cabo-verdiana.

“Quero ser uma voz activa junto da nossa comunidade”, assegurou Elizabett Miranda, acrescentando que muitos cabo-verdianos precisam de aprender a língua, como o inglês, além de não se interessarem em ser cidadãos americanos, para evitar serem deportados.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top