PUB

Política

Situação de segurança no Sal está normalizada – Júlio Lopes

Júlio Lopes fez essas considerações em declarações à Inforpress, no momento em que se celebra o Dia Nacional de Segurança Rodoviária, assinalado a 30 de Novembro, e se encontra de visita à ilha o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, e o director da Polícia Nacional, Emanuel Estaline Monteiro.

“A Câmara Municipal do Sal faz referências positivas ao trabalho da polícia, o que está a contribuir para mudar a sensação de insegurança que havia na ilha há alguns meses, e que agora está normalizada”, exteriorizou o autarca.

Ciente que em questões de segurança a qualquer momento podem acontecer coisas imprevisíveis, Júlio Lopes reiterou, entretanto, que é de “toda justiça” enaltecer o trabalho da polícia que está a ser feito, não só em termos operacionais, de mais meios, porém a todos os níveis de modo a garantir uma ilha segura.

Nesta medida, destacou o facto de se ter já dado início ao processo de implementação de vídeo vigilância, estando-se na fase, disse, de colocação dos cabos negativos, cujo sistema deverá entrar em funcionamento em 2019.

“O que vai melhorar, consideravelmente, os níveis de segurança nesta ilha, um activo importante para o Sal e Cabo Verde”, frisou, relevando, por outro lado, a componente motivação dos policiais, nomeadamente com a política de habitação.

Neste particular, de se referir que o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha fará logo à tarde a entrega de 24 moradias designadas “Casas de Passagem”, aos efectivos no Sal, os quais vão pagar uma renda simbólica, no intuito de se criar condições e bem-estar aos policiais na ilha.

“É necessário investir nos métodos de trabalho, na questão de policiamento de proximidade, vídeo vigilância, e naturalmente na motivação dos policiais”, frisou o autarca.

No Sal o Dia Nacional de Segurança Rodoviária foi marcado com uma conferência num dos hotéis em Santa Maria, sob o lema “Efeitos do Consumo de Álcool na Condução”, actividade presidida pelo ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, com a participação de entidades públicas e privadas, que lidam com a problemática do álcool no trânsito.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top