PUB

Mundo

Itália: Governo promete novo Orçamento “nas próximas horas”

O chefe do Governo italiano, Giuseppe Conte, prometeu um novo Orçamento “nas próximas horas”, para evitar um procedimento de infracção ao seu país.

“O meu objectivo é evitar que a Itália tenha um procedimento de infracção, que prejudique o nosso país, e que, também, seja susceptível de prejudicar a Europa. Estou no processo de finalização da proposta de que a União Europeia (UE) não poderá não ter em consideração. Ele surgirá nas próximas horas”, disse Conte, numa entrevista ao jornal italiano “Avvenire”.

A proposta “não compromete os interesses dos italianos nem as reformas previstas. Tenho algumas projecções sobre o impacto económico da ‘quota 100’ (regime de reformas antecipadas) e da renda de cidadania. Isto dar-me-á margem de manobra para usar nas negociações com a UE”, acrescentou.

O governante recusou dar números, explicando que “para a negociação funcionar, deve haver uma reserva”.

Na segunda-feira, 3, no entanto, Conte tinha sugerido que o seu objectivo não era reduzir o défice para menos de dois por cento (%) do PIB (Produto Interno Bruto).

A Comissão Europeia rejeitou, em 23 de Outubro, o projecto de Orçamento italiano, que oficialmente prevê um défice de 2,4% do PIB, muito acima do esperado e fora dos limites europeus.

Bruxelas abriu então caminho para sanções contra Roma, dizendo que “justificava” a abertura de um “procedimento de défice excessivo” baseado na pesada dívida. A Itália tem o rácio dívida/PIB mais elevado da área do euro (131% do PIB), atrás da Grécia.

A Comissão Europeia acolheu, na segunda-feira, a “mudança de tom” da coligação populista no poder em Itália, mas disse que ainda esperava um esforço “significativo” para garantir o cumprimento das regras da UE.

Mais uma vez, o patronato italiano criticou duramente a Lei das Finanças, dizendo que não promove crescimento, e pediu uma mudança.

PUB

PUB

PUB

To Top