PUB

Política

Fórum de Paris: Cabo Verde espera um bom engajamento dos parceiros e dos investidores – PM

Ulisses Correia e Silva que falava aos jornalistas depois de testemunhar o início da maratona “Uma hora de Código” indicou que já está confirmada a participação de vários parceiros tradicionais com as quais Cabo Verde tem cooperação bilateral.

“Já estão confirmados os parceiros tradicionais com as quais Cabo Verde tem relações bilaterais, a União Europeia, as Nações Unidas, Luxemburgo, Portugal. As Instituições financeiras internacionais como o BAD, o Banco Mundial estarão todos presentes”, indicou.

O Fórum Internacional de Doadores e Investimentos que tem como lema “Construindo Nova Parceria para o Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde” servirá para a apresentação da nova Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) à comunidade internacional e ao sector privado.

Será também oportunidade para atrair novas parcerias técnicas e financeiras na promoção e aceleração da economia nacional e financiar o sector privado.

De acordo com Ulisses Correia e Silva Cabo Verde espera um bom engajamento tanto dos parceiros como dos investidores em relação a programas consideramos estruturantes e a tudo que tem a ver com aumento da resiliência da adaptação ao choque externo.

“Estou a falar nomeadamente da estratégia da água, de uma agricultura muito mais produtiva, na estratégia de energia renováveis para reduzir a dependência dos combustíveis fôsseis e baixarmos os custos da produção, quer para as empresas quer para as famílias”, indicou.

A economia marítima, onde, na perspectiva do primeiro-ministro o país tem um quadro de referência muito forte para o desenvolvimento, a tecnologia de informação e comunicação são áreas a serem apresentadas.

“Estará sobre a mesa apresentação de potenciais áreas onde nos queremos atrair mais investimentos directo estrangeiro”, acrescentou.

O primeiro dia da conferência internacional, conforme o Govenro, será usado como oportunidade para sublinhar a mensagem dos progressos de Cabo Verde relativamente aos indicadores de desenvolvimento sustentável.

O segundo dia deverá centrar-se em oportunidades para alavancar o investimento privado e conta com a participação de cerca de 200 participantes nacionais e internacionais, que terão a oportunidade de apresentar os seus projectos, para que possam obter o acesso ao financiamento de projectos transformadores em Cabo Verde.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top