PUB

Política

PR espera que cooperação com a Holanda sirva de incentivo para apoiar Cabo Verde na gestão dos recursos hídricos

O Presidente da República (PR) considera a Holanda “um dos melhores países do mundo” na gestão dos recursos hídricos, pelo que espera que as relações de cooperação entre os dois países tragam ganhos e “know-how” para Cabo Verde.

Jorge Carlos Fonseca fez essas considerações quando discursava no Jantar Oficial oferecido pelo Rei e Rainha dos Países Baixos, na noite desta segunda-feira, tendo ressaltado que essa visita que iniciou segunda-feira, 10, constitui mais um “passo significativo” na consolidação e diversificação das relações políticas de cooperação e amizade entre Cabo Verde e a Holanda.

“Comungamos dos mesmos valores e ideário democráticos de respeito pelas liberdades e garantias individuais, pela pluralidade política. Partilhamos, igualmente, algumas das preocupações que dizem respeito a todos os países, como os diferentes tráficos, o crime transacional, o terrorismo e a pirataria marítima”, destacou, na sua missiva enviada à Inforpress.

No que se refere as áreas de cooperação que futuramente possam ser exploradas entre os dois países, o Presidente cabo-verdiano apontou os recursos hídricos e marítimos como domínios que, ajuntou, Cabo Verde tem muito a ganhar com a experiência, o saber e a tecnologia de que a Holanda dispõe.

Frisando o facto de o arquipélago ser um país com escassez de chuvas e ausência de cursos de água permanente e que precisa de recorrer ao mar para obter água potável, Jorge Carlos Fonseca espera que as relações de cooperação entre os dois Estados ajudem o país na melhoraria e implementação de políticas de gestão dos recursos hídricos.

“A preocupação com a água no país é histórica, assim como são históricas as soluções tecnológicas que o país foi adoptando para lidar com os desafios hídricos. Consciente da importância deste sector para Cabo Verde, estou convicto que nós só teríamos a ganhar com o “know-how” holandês sobre mecanismos de uso sustentável e eficiente da água”, lançou.

Uma outra área que cada vez mais assume importância em Cabo Verde, ressaltou o Chefe de Estado, é a marítima, na qual a Holanda tem fortes tradições, destacando que associado a esse sector que representa “importante pilar” para o desenvolvimento de Cabo Verde está o turismo.

“Cabo Verde nos últimos anos, felizmente, tem registado um crescimento relativamente importante na área do turismo, graças à excelência do seu clima, à qualidade de suas praias, às paisagens diversificadas, à riqueza da sua cultura e ao ambiente de grande tranquilidade social”, finalizou, sublinhando que o arquipélago espera contar com a participação de investidores e visitantes holandeses.

Para além do Jantar Oficial oferecido por Suas Majestades, o Rei e a Rainha, dos Países Baixos, o Presidente da República participou na mesa redonda sobre Economia Azul.

Segundo o programa desta visita, o encontro teve como foco as actividades económicas relacionadas com o mar e áreas costeiras e iniciou-se com uma visita guiada ao museu seguido do discurso do ministro do Comércio Externo e Cooperação para o Desenvolvimento da Holanda.

Uma discussão prévia sobre o desenvolvimento marítimo, energia eólica, offshore e turismo sustentável foi o mote para um ciclo de perguntas e respostas entre os presentes, seguido de assinatura de um memorando de entendimento com o Instituto Educacional e de Pesquisa para as Indústrias de Transporte, Logística e Portuário (Grupo STC), na presença do Presidente da República de Cabo Verde e de Sua Majestade o Rei da Holanda.

O evento empresarial, foi organizado pelo North African Business Council e centrado nas empresas, organizações e parceiros cabo-verdianos e holandeses, e contou com a presença dos ministros dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e ministro da Defesa, Luís Filipe Tavares, da Administração Interna, Paulo Rocha, o secretário de Estado para a Economia Marítima, Paulo Veiga, e do embaixador José Filomeno Monteiro.

Neste segundo e último dia desta visita, Jorge Carlos Fonseca tem programado encontros com os presidentes do Senado dos Estados General e da Câmara dos Representantes dos Estados General, visitas ao Tribunal Internacional de Justiça e ao Tribunal Penal Internacional, antes de ser recebido pelo primeiro-ministro holandês, Mark Rutte.

O Presidente cabo-verdiano visita também o World Port Center, em Roterdão, onde terá a oportunidade de conhecer alguns aspectos da parceria e do trabalho realizado pelas polícias holandesa e cabo-verdiana no combate ao crime e vai também encontrar-se com elementos da polícia holandesa de origem cabo-verdiana, bem como dos serviços de controlo de emergência.

Jorge Carlos Fonseca e o seu anfitrião têm, a seguir, na agenda um encontro com representantes de associações cabo-verdianas no Estádio Sparte de Roterdão e uma visita a uma escola de futebol, antes de um encontro com representantes da primeira geração de emigrantes cabo-verdianos na Holanda, bem como um grupo de empresários cabo-verdianos estabelecidos neste país.

A visita do Chefe de Estado termina com a sua participação num espetáculo com a presença de artistas cabo-verdianos, no Cruiseterminal (Terminal de Cruzeiros), nesta mesma cidade.

PUB

PUB

PUB

To Top