PUB

Mundo

UE estabelece mecanismo para Irão contornar as sanções dos EUA

Bruxelas vai criar uma forma de pagamento alternativa para facilitar as transacções financeiras entre a União Europeia e o Irão, de forma a conseguir ultrapassar as sanções impostas pelos Estados Unidos da América (EUA).

O anúncio foi feito pela Alta Representante da UE para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, na sequência da reunião de Conselhos de Ministros.

“Espero que este instrumento seja criado nas próximas semanas, antes do final do ano, com o objectivo de proteger e promover negócios legítimos”, afirmou Mogherini.

O Bloco dos 28 países têm vindo a analisar maneiras de continuar a fazer negócios com o Teerão e contornar as restrições económicas que os Estados Unidos impuseram depois de Washington se ter retirado do Acordo Nuclear com o Irão.

Anteriormente, vários altos funcionários da UE tinham sugerido a criação de um novo veículo especial, para eliminar a dependência da UE em relação aos EUA e à Sociedade Mundial de Tele-Comunicações Inter-Bancárias e Financeiras, que é, actualmente, responsável pelas transferências transfronteiriças de alto valor.

PUB

PUB

PUB

To Top