PUB

Mundo

Portugal: Polícia prepara “dispositivo adequado” para protesto dos “Coletes Amarelos” na sexta-feira

A PSP (Polícia de Segurança Pública) já está a preparar um “dispositivo adequado” para sexta-feira, 21, dia em que se prevêem manifestações, em vários locais, sob o lema: “Vamos parar Portugal como forma de protesto”, e apela ao respeito pela lei.

Num comunicado divulgado, a Direção Nacional da PSP garante que “adoptará um dispositivo de segurança adequado” e lembra que os promotores do movimento “Coletes Amarelos” têm de comunicar aos presidentes das câmaras municipais, por escrito e com a antecedência mínima de dois dias úteis, a intenção de realizar a manifestação.

A PSP já se reuniu com os promotores das iniciativas previstas para Braga e Porto, estando agendado, para esta terça-feira, 18, uma reunião com os organizadores do protesto de Lisboa.

Para o dia das manifestações, a PSP decidiu suspender as folgas marcadas pelos efectivos da Polícia, garantindo que serão, posteriormente, compensados.

Segundo o porta-voz da Direção Nacional da PSP, o intendente Alexandre Coimbra, a maior preocupação, neste momento, prende-se com a dimensão do evento e não com qualquer informação de possíveis confrontos.

Os protestos marcados para sexta-feira, em várias cidades do país, por grupos de cidadãos são inspirados no movimento “Coletes Amarelos” em França, que há vários dias se manifestam contra o elevado custo de vida e para exigir a diminuição dos impostos e do preço da gasolina, entre outras reivindicações, e que já resultaram em violentos confrontos entre manifestantes e polícias no centro de Paris.

Os protestos estão a ser divulgado através de páginas de “Facebook”.

PUB

PUB

PUB

To Top