PUB

Sociedade

Iniciativa da Associação Comunitária Jovens Santiaguenses: Natal Solidário “alegra” 600 vidas

As crianças “são rainhas e dão cartas” pelo Natal. Para não se fugir à tradição, a ACJS está a preparar “um Natal mais dinâmico do que o dos anos anteriores”, com foco nas crianças e nos idosos.

“Estamos a fazer todos os possíveis para atingirmos, pelo menos, 50 idosos e mais de 500 crianças, das quais 30 têm necessidades especiais”, revela ao  A NAÇÃO, Idrícia Carvalho, directora do Departamento de Acção Social da ACJS, notando que “o nosso desejo mesmo era atingir todo o Concelho de Santa Cruz”, de modo a que “todos possam sentir a magia e o gosto” da realização, “sigam o nosso exemplo e o repliquem nas suas comunidades, para alegrarem e beneficiarem os que mais precisam”.

Carvalho lamenta que “o materialismo e o consumismo” tenham “tomado lugar à confraternização, partilha e espírito de solidariedade natalinos”, remarcando que, “no antigamente da vida”, os vizinhos dividiam entre si “o pouco ou o muito de que dispunham”.

“Infelizmente, está-se a esquecer-se da verdadeira essência, espírito e significado do Natal, pondo de lado as pessoas verdadeiramente necessitadas e oprimidas”, lamenta a dirigente juvenil, que cursa Enfermagem na Uni-CV (Universidade Pública de Cabo Verde, na Cidade da Praia).

Os festejos deste ano da ACJS contemplam, entre outros, a entrega de  “presentes utilitários, didácticos e lúdicos” e brindes a crianças – com “mais de 30 delas a necessitarem de cuidados especiais” -, realização de jogos inclusivos e concursos infantis, convívios, entrega de cabazes natalícias “a famílias menos favorecidas”, corte de cabelos e “aparamento de barbas a mais de 50 idosos”, entre outros.

“Escolhemos a localidade de Salina, “a nossa base”, para celebrarmos a maior parte destas festas. As actividades desta III Edição – que, “devido às experiências acumuladas, são mais ousadas e ricas qualitativa e qualitativamente”! – contemplam um leque variado de beneficiários, sendo realizadas para as crianças, no dia 22; para os idosos, a 23; para as crianças com necessidades especiais, no dia 24; a 25 destina-se a cinco famílias carenciadas; estando o dia 27 virado para os jovens”, explica Carvalho, anunciando que  “o fecho das comemorações acontecem no dia 30, de modo a iniciarmos o Novo Ano em grande”.

“Natal todos os dias…”

A solidariedade e a partilha têm sido “o trabalho e foco” da Colectividade, durante todo o ano. “No Natal vamos somente dar um enfoque maior às nossas intervenções, em ordem a relembrarmos às pessoas – da nossa comunidade e não só! – , de que, realmente, devemos cuidar e atender aos semelhantes que mais necessitam, e que, por uma razão ou outra, infelizmente, estão numa situação económica e social mais frágil do que nós”, sustenta Idrícia Carvalho, remarcando que, na época natalícia “vamos repassar o nosso exemplo, continuando a nossa caminhada”, fazendo “jus e dando corpo ao nosso grande lema: o ‘Amor ao Próximo’”.

E acrescenta:  “Para nós, o Natal é e deve ser todos os dias. Não começa nem termina com a celebração e os festejos do 25 de Dezembro”.

“Djunta-mó”

Para a materialização do “Amor ao Próximo’2018”, a ACJS conta com parcerias várias, com destaque para o Governo Central, através do Programa Nacional de Saúde dos Idosos, a par da Câmara Municipal de Santa Cruz.

“Contudo, temos de nos lembrar e destacar os parceiros especiais: os nossos associados na Diáspora (os membros de Honra!), nomeadamente, os emigrantes de Salina e de outras localidades da Ilha de Santiago, que vivem nos Estados Unidos da América, Holanda, Portugal, França e  Luxemburgo”, lista, para lembrar, também, da Associação AJUSTE (de Portugal), que lhes apoia com materiais para doação.

Para o “Natal Solidário” deste ano, a ACJS já contactou, entre outras, a COLMEIA (Associação de Pais e Amigos de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais), o ICIEG (Instituto Cabo-Verdiano para a Igualdade e Equidade de Género), o Comité Para-Olímpico Cabo- Verdiano, “que têm mostrado interesse em colaborar connosco”.

AS

PUB

PUB

PUB

To Top