PUB

Sociedade

Mindelo respira Natal mas… fluxo de vendas ainda está fraco

Poucos dias do Natal, Mindelo já está trajado a rigor para a quadra festiva. Pelas ruas da cidade, os enfeites e a tradicional iluminação, foram garantidos pela Câmara Municipal, desde finais de Novembro e fazem as delícias de locais e turistas.

Além da cidade, este ano, a iluminação de natal chegou também a algumas zonas periféricas da ilha. E é na periferia, também, onde se notam os esforços da comunidade em embelezar as ruas, por ocasião do Natal. Vila Nova, Campim, ou então Espia, são alguns dos melhores exemplos disso.

Nas lojas já se regista uma certa afluência de pessoas, contudo sem o efeito desejado pelos comerciantes. Na Praça Estrela, um dos principais centros do comércio na ilha, Valena Roberto, comerciante há alguns anos nesse espaço, fala de um “fluxo de vendas fraco”. Entretanto, a mesma desdramatiza a situação, enfatizando que ainda é muito cedo para se falar de vendas.

“Aqui, na minha barraca, todos os anos vendemos bem. Portanto estou bastante convicta de que lá para os últimos dias do mês, a situação melhore substancialmente. Os dias em que registamos maior afluência são 23, 24, 25, 31 de Dezembro e 1 de Janeiro”, avança.

Homens lideram compras

O segredo é a alma do negócio, mas Valena faz questão de levantar o véu, quanto ao “sucesso” da sua barraca. “Vendo a bons preços para poder atrair mais clientes, numa lista que é liderada por homens”, acrescenta.

Michel Anayo, nigeriano, que há mais de 15 anos fez de São Vicente a sua segunda casa, vive também das vendas na Praça Estrela. Para responder à demanda, este comerciante viaja ao Senegal e Espanha onde adquire os seus produtos. A última viagem teve como destino Dakar, no passado dia 30 de Novembro, tendo regressado logo no dia 4 de Dezembro.

A expectativa deste comerciante é também “alta”, apesar do movimento fraco que se faz sentir por estes dias. Para já, Michel opta por não fazer um quadro comparativo em relação ao mesmo período do ano passado e mostra-se bastante animado, uma vez que este ano os constrangimentos na alfândega são “bem menores do que no ano passado”.

Brinquedos e roupas entre os mais procurados

Os brinquedos para os mais novos e as peças de vestuário para os mais graúdos continuam a ser os principais artigos vendidos nas lojas na quadra natalícia. Em São Vicente a tendência mantém-se, mas, agora com um dado novo, os homens estão mais vaidosos.

Tradicionalmente no natal as crianças s„o brindadas com presentes que na maior parte das vezes s„o brinquedos. Se há alguns anos atrás os mais novos se contentavam com bonecos e bolas, principalmente de futebol, agora as exigências são maiores.

Acompanhando a dinâmica mundial, as solicitações dos mais novos andam há volta de smartphones, tablets ou consolas de jogos. Em São Vicente a loja Praia Digital tem-se destacado como um dos principais recursos, quando o assunto é tecnologia.

Como forma de atrair mais clientes, durante a quadra festiva, este espaço comercial, assim como as empresas que operam no ramo das telecomunicaÁıes, aposta nas promoções. A título de exemplo, smartphones de 15 mil escudos passam para 12 mil escudos. Este ano PraÁa Digital, aliada ‡ sua responsabilidade social, associa-se à instituição de caridade, Together, com uma campanha de angariação de fundos.

“Cada vez que você comprar aqui, uma percentagem do dinheiro vai para as crianças necessitadas, por isso se você comprar já está a ajudar as crianças, pode-se ler num cartaz, nesse espaço comercial.

Já os mais graúdos recorrem na maior parte das vezes aos lugares de comercialização de vestuário. Se a pretensão for comprar artigos de qualidade, os Mindelenses dirigem-se às boutiques e Praça Estrela. E é na Praça Estrela que se regista a maior afluência, há semelhança do que acontece no Sucupira na cidade da Praia.

A busca por calçado, calças, camisolas, t-shirts e vestidos é constante, conforme fazem saber os vendedores.

Além do natal, a clientela investe numa boa indumentária para as festas do reveillon, diz Valena Roberto.

Na barraca de Michel Anayo, as mulheres procuram produtos capilares, nomeadamente seda, champôs e géis. Os homens, por seu turno, compram chinelos de marca, calças, calções, camisolas e mochilas. Em ambas barracas, há um dado curioso, a maioria dos clientes é do sexo masculino.

JS

 

PUB

PUB

PUB

To Top