PUB

Política

Porto Novo: Vereador denuncia que utentes terão sido usados como “cobaias” por médicos

Utentes no Porto Novo, em Santo Antão, podem ter sido usados como “cobaias” por médicos estomatologistas, que têm chegado a este concelho para “fazer experiências” a nível de extracção dentária, trazidos pela própria autarquia.

A denúncia é do vereador pela área de Saúde, da Câmara Municipal do Porto Novo, João Lima, que acusa o executivo, a que pertence, de estar a realizar, no domínio da saúde, “actividades avulsas” sem o seu conhecimento, facto que ele considera “brincadeira” por parte da edilidade.

Esses técnicos de saúde têm chegado nos últimos anos a Porto Novo, no quadro da cooperação com a câmara municipal, mas João Lima, que é médico especializado em Cardiologia, de profissão, avançou que tem havido “muitas reclamações” por parte dos utentes.

“Na área de estomatologia, há muitas reclamações. Segundo informações, mandaram pessoas vir fazer experiencias, o que é extremamente delicado. Não aceito, nem aceitarei, que os munícipes deste concelho sejam usados como cobaias”, avançou João Lima, que pediu ao presidente da câmara “um pouco de respeito” para com ele, que é médico.

João Lima, vereador a meio tempo, que vive em São Vicente, disse ter sido ignorado “reiteradas vezes” pela câmara, quando se trata de promover feiras de saúde e visitas de “supostos especialistas” a Porto Novo, “actividades avulsas” das quais a edilidade tem tirado “pouco proveito”.

As afirmações do vereador, proferidas este sábado, durante uma sessão da Assembleia Municipal, suscitaram, de imediato, a reacção da bancada do PAICV (oposição), que considerou “graves” as declarações de João Lima e pediu ao edil, Aníbal Fonseca, para mandar averiguar a situação.

O presidente da câmara proferiu não responder, directamente, ao vereador, mas enalteceu o impacto das feiras de saúde, até agora, realizadas pelo seu executivo, num total de quatro, que abarcaram mais de 500 pessoas com consultas de clínica geral e de especialidade.

São pessoas carenciadas que, de outra forma, não teriam acesso a esses cuidados de saúde, avançou Aníbal Fonseca, explicando que, a nível de estomatologia, os beneficiários com as deslocações das equipas de dentistas a Porto Novo ultrapassam já as duas mil pessoas, nesses dois anos.

Além disso, a autarquia transformou o centro social de Covoada, na cidade do Porto Novo, num espaço de atendimento às pessoas em Clínica Geral e de Cardiologia, adiantou o autarca.

O executivo camarário, além do presidente da câmara, dispõe ainda de seis vereadores, todos eleitos pelas listas do Movimento para a Democracia (MpD, poder) nas eleições autárquicas de 2016

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top