PUB

Mundo

Emirados Árabes Unidos reabrem Embaixada na Síria após sete anos

Os Emirados Árabes Unidos reabriram a sua Embaixada em Damasco, sete anos depois do corte de relações diplomáticas em protesto contra a repressão das manifestações pró-democracia na Síria.

Após anos sem relações diplomáticas, a iniciativa está a ser encarada como mais um passo na direcção da normalização das relações entre a Síria, em guerra civil desde 2011, e os países árabes.

A 16 de Dezembro, o Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, fez uma visita surpresa a Damasco para um encontro com o Presidente sírio Bashar al-Assad, naquela que foi a primeira visita de um Chefe de Estado árabe à capital da Síria desde 2011.

A reabertura da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos era esperada depois de, há várias semanas, terem sido realizados trabalhos de renovação do edifício onde estava instalada.

Em Fevereiro de 2012, os países do Conselho de Cooperação do Golfo, do qual fazem parte os Emirados Árabes Unidos, anunciaram a chamada dos seus embaixadores em Damasco para protestar contra a repressão violenta das manifestações pró-democracia, por parte das forças do Presidente sírio.

Este movimento transformou-se, gradualmente, num conflito armado opondo o poder de Damasco a grupos rebeldes antes da entrada no conflito de grupos extremistas como o Estado Islâmico.

Desde 2011, o conflito fez mais de 360 mil mortos e milhões de refugiados e deslocados.

PUB

PUB

PUB

To Top