PUB

Desporto

Basquetebol: Zé Baía promove estreia de equipa no escalão sénior

Já entrando na sua terceira temporada de existência, a Escola de Basquetebol Zé Baía promove a estreia da sua equipa no escalão sénior. A equipa sénior é formada por jogadores que na temporada passada estavam ao serviço da equipa sub-18. Nesta transição para o principal escalão da modalidade, os jovens fazem-se acompanhar por Zé  Baía, que além de treinador, irá também ele jogar na equipa.

“Tenho esses rapazes que estão fazendo a transição dos sub-18 para séniores e é por isso que quero lhes dar a continuidade. Estou apoiando-se os e este ano vou jogar com eles. Algumas equipas pediram-me para jogar por eles, mas optei pela continuidade com os meus rapazes”, diz Zé Baía.

Por se tratar da primeira vez no escalão sénior os objectivos não se orientam pela conquista da prova, dado as dificuldades que isso iria acarretar. Por outro lado, Zé Baía fala na aquisição de experiencia com tal participação.

“Ainda assim tento incutir-lhes uma mentalidade orientada para as vitórias. Há que ter ambição e um objectivo para que haja evolução. Fazer só por fazer não vale muito. Eles tem muito talento, mas muitas equipas não apoiam os jovens. A nossa sociedade apoia mais quem está na modalidade há muito tempo e isso põe os jovens a desistir, temos que dar continuidade”, acrescenta..

Esta escola de iniciação no Basquetebol é uma iniciativa de Zé Baía, criada há dois anos inicialmente nos escalões sub-16 e sub-18. Desde então, com o nome “La família” e uma média de 60 praticantes, tem participado  nas competições internas de São Vicente.

“Nunca ganhamos qualquer competição, mas também não é esse o nosso principal propósito, mas sim dar ritmo competitivo aos jovens. Temos alguns que já atingiram um nível superior na evolução”, frisa.

Actualmente a equipa faz três treinos semanais, que se repartem entre o Liceu Ludgero Lima e o Pavilhão Desportivo Oeiras.

 

( Publicado no A Nação nº 590 de 20 a 26 de Dezembro de 2018 )

JF

PUB

PUB

PUB

To Top