PUB

Mundo

Relator da ONU para a Coreia do Norte reúne-se com refugiados em Seul

O relator da ONU para os Direitos Humanos na Coreia do Norte vai estar em Seul entre 7 e 11 de Janeiro, para se reunir com refugiados norte-coreanos e analisar a situação naquele país.

O relator, o argentino Tomás Ojea Quintana, vai também reunir-se com altos funcionários do Governo da Coreia do Sul e representantes da sociedade civil, com o objectivo de recolher informações sobre a situação actual dos direitos humanos na Coreia do Norte.

O regime norte-coreano de Kim Jong-un ainda não concordou em permitir a entrada do relator da ONU na Coreia do Norte, apesar dos repetidos pedidos das Nações Unidas, lembra o comunicado da Organização.

A visita de Ojea será a quinta que o argentino realizará desde a sua nomeação como relator da ONU, em 2016, e a primeira desde Julho do ano passado.

Ojea dará uma conferência de Imprensa, a 11 de Janeiro, em Seul, para relatar os resultados de suas reuniões.

O também advogado representou durante parte de sua carreira as “Avós da Praça de Maio” (grupo de mães e avós que procuravam os seus filhos e netos sequestrados pelos militares durante a ditadura argentina, entre 1976 e 1983) e pelas Nações Unidas também trabalhou na Bolívia e na Birmânia (actual Mianmar).

A ONU denunciou, repetidamente, graves abusos sistemáticos dos direitos humanos na Coreia do Norte, que podem incluir crimes contra a humanidade, de acordo com uma investigação publicada em 2014 por uma Comissão de Especialistas da Organização.

PUB

PUB

PUB

To Top