PUB

Mundo

São Tomé e Príncipe: Executivo nomeia novo governador para o Banco Central

O Governo são-tomense nomeou Américo Soares de Barros para o cargo de governador do Banco Central de São Tomé e Príncipe (BCSTP) e Maribel Rocha para directora da Polícia Judiciária.

De acordo com um comunicado do Conselho de Ministros – a que a Lusa teve acesso -, o Executivo de Jorge Bom Jesus nomeou, também, outros oito directores e presidentes do conselho de administração: a Direcção do Comércio, Serviços Prisionais e de Reinserção Social, Direcção-Geral do Turismo, Direcção-Geral do Desporto, Instituto da Juventude, Direcção do Ensino Básico, Direcção do Ensino Secundário e Direcção do Ensino Superior.

As nomeações foram feitas por uma Resolução aprovada pelo Conselho de Ministros e o Executivo justificou o afastamento dos antigos responsáveis destas instituições com a “conveniência de serviço” e necessidade de “introduzir maior dinâmica e eficiência nos respectivos sectores”.

Até ao momento, o Governo substituiu 16 directores e presidentes dos conselhos de administração nas instituições estatais.

O governo do primeiro-ministro Jorge Bom Jesus decidiu, igualmente, adaptar o novo horário na Função Pública que passa a ter início às 07H30 até às 16H30, com um intervalo de uma hora e meia, entre as 12H00 e 13H30.

No comunicado, o Executivo explica que este novo horário de funcionamento das repartições e empresas do Estado corresponde às exigências da actual etapa de desenvolvimento projectado para o País, principalmente no que concerne à produtividade requerida aos funcionários públicos e a melhoria de qualidade dos serviços prestados.

Outro facto que concorreu para essa decisão – sempre segundo o documento citado pela Lusa – deve-se, também, à “reposição da hora secular de São Tomé e Príncipe”, que entrou em vigor a 1 de Janeiro passado.

PUB

PUB

PUB

To Top