PUB

Política

Fundação José Maria Neves para Governança retoma ciclo de conferências em Janeiro

A Fundação José Maria Neves para a Governança retoma em Janeiro, o ciclo de conferências e mais uma vez convida o antigo primeiro-ministro de Portugal Francisco Pinto Balsemão para um diálogo sobre os novos fenómenos mundiais.

O evento está marcado para o dia 12 de Janeiro, na Cidade da Praia conforme adiantou à Inforpress o presidente e patrono da Fundação, o ex-primeiro-ministro de Cabo Verde José Maria Neves.

“Em 2017 a fundação tinha realizado uma conferência sobre “Democracia e governança – um futuro a contruir”. Falamos dos desafios da governança no mundo actual, do populismo, da democracia iliberal, do “fake news” e dos impactos desses fenómenos no processo de governação. Saiu um livro resultado dessa conferência”, lembrou.

José Maria Neves adiantou que desde a realização desse diálogo entre ele e Francisco ocorreu uma recessão democrática do mundo,  e num acelerado autoritarismo, aspectos que vão fazer parte do rol dos assuntos que estarão cima da mesa nesse segundo diálogo.

“Aconteceram as eleições no Brasil, o profundo desgaste do governo Macron, o crescimento da democracia iliberal em vários países do mundo. Vamos fazer esse diálogo para trazer para a esfera pública os novos fenómenos”, indicou.

José Maria Neves conta que na sequência desse diálogo entre os dois antigos chefes de Governo e Cabo Verde e Portugal deverá sair uma reedição do livro “Um futuro para construir”, que será revisto e aumentado.

Para além desse diálogo, a Fundação José Maria Neves para Governança tem previsto, para Fevereiro, uma nova conferência para falar das relações entre Europa/África e no mês de Março perspectiva-se uma outra conferência, envolvendo vários ex-primeiro-ministros da África e da Europa para falarem sobre os desafios da governança em tempos de crise.

A Fundação José Maria Neves para a Governança, criada em 2017, é uma instituição que tem como missão contribuir para o reforço das liberdades, da democracia, do Estado de Direito, da boa governança, bem como para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde e da África, com particular incidência nos pequenos Estados insulares.

A instituição promove actividades orientadas para o Estado, o Governo, a administração pública e a sociedade civil no âmbito do desenvolvimento de competências e trabalha, em particular, programas e projectos nos domínios das mudanças climáticas, conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top