PUB

Mundo

Gabão: Autoridades travam tentativa de golpe de Estado

Um grupo de militares ocupou a sede da Rádio Nacional do Gabão, durante a madrugada desta segunda-feira, 7, para manifestar o descontentamento com o Presidente do país, Ali Bongo. Sem apoio do topo da hierarquia do Exército, a tentativa de golpe foi neutralizada ao fim de poucas horas.

Por volta das 04H30 (02H30 em Cabo Verde), um grupo de militares invadiu as instalações da Rádio Dacional, em Libreville (a Capital), onde um dos elementos leu uma declaração em nome do Movimento Patriótico de Jovens das Forças de Defesa e Segurança do Gabão. Um dos líderes apelou a um levantamento popular, sobretudo da população mais jovem, para “tomar o controlo da rua”.

 “A hora chegou, é tempo de tomar o vosso destino com as mãos. O dia 7 de Janeiro de 2019 é o dia da vitória do povo gabonês, apoiado pelo seu Exército”, declarou o líder do Movimento, identificado como tenente Kelly Obiang.

Nas imediações do edifício ouviam-se tiros e vários carros blindados das Forças de Segurança bloqueavam o acesso à avenida onde se situa a Rádio, descreve o correspondente da AFP em Libreville. Não há indícios de que outros locais tenham sido ocupados pelo grupo rebelde.

O Presidente Ali Bongo, no poder desde 2009, está fora do país desde Outubro, existindo relatos de que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Bongo dirigiu-se, recentemente, ao país numa mensagem de Ano Novo, a partir de um hospital em Marrocos.

PUB

PUB

PUB

To Top