Esta saída, “muito ansiada” pelos mindelenses, que, normalmente se junta aos milhares para acompanhar os mandingas, deverá acontecer, sensivelmente, daqui a duas semanas, uma vez que, conforme Nilton Rodrigues garantiu à Inforpress, ainda estão nos preparativos para desfilar “como deve ser”.

“Não podemos sair de qualquer maneira, o povo está à espera e não o podemos decepcionar. Mas, a vontade de estarmos nas ruas é muito grande”, assegurou o responsável, adiantando estarem à procura de “alternativas de apoios”, entre as quais de entregas de pedidos em algumas empresas, tendo em conta que até agora não tiveram qualquer resposta por parte da câmara municipal.

“Mas, vamos sair com ou sem apoio da câmara”, reiterou Nilton Rodrigues, que confirmou não ter acontecido a reunião com a vereadora da Cultura, Solange Neves, inicialmente prevista para a última terça-feira, 08, e que até hoje não conseguiu nenhum outro contacto “nem com a vereadora, nem com o presidente”.

Entretanto, segundo a mesma fonte, está garantido o primeiro desfile no domingo, 27, mas, que deverá ser “bem organizado e calculado”, já que não são “poucas” as despesas que os mandingas têm a cada saída.

O presidente do grupo avançou que só em instrumentos de sopro deverão gastar dez mil escudos, fora os gastos com a alimentação de mais de 70 pessoas, DJ no estaleiro e ainda a importação do produto para tingir a pele, que neste ano, ajuntou, mandaram vir numa “grande quantidade” de 20 quilos e que deverão ter em mãos no dia 17.

“Os mandingas saem à rua, mas não é fácil, temos que ter algum investimento e estamos à procura deste”, reforçou.

Quanto à parte festiva, Nilton Rodrigues disse já terem agendado um convívio com os mandingas de Fonte Filipe, no próximo domingo, 20, que será antecedido de um jogo de futebol entre os dois grupos no campo da Bela Vista.

De seguida irão reunir-se no polivalente de Ribeira Bote com batucada, este evento que, segundo a mesma fonte, será “somente para os elementos dos dois grupos”.

Já no dia 27, Nilton Rodrigues garantiu que os dois agrupamentos de mandingas vão sair a mesma hora e encontrar-se num dos pontos do percurso para trocarem “toques de batucada”.

Este local, que o responsável disse não querer divulgar, tendo em conta que não vão ser divulgados também os itinerários, com o objectivo de promover “maior concentração” dos foliões no estaleiro, em Ribeira Bote, mas também para “não decepcionar” as pessoas, que vão estar à espera e caso houver algum contratempo.

Neste caso, somente a Polícia Nacional vai ter acesso as trajectórias que farão a cada semana, mas que terão “obrigatoriamente” que iniciar às 14:00 e terminar antes do anoitecer.

Inforpress