PUB

Mundo

Taiwan: Presidente nomeia novo PM após renúncia do Governo

A Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, nomeou, esta sexta-feira, 11, Su Tseng-chang, como o novo Primeiro-Ministro (PM) da ilha, após a renúncia esperada de todos os membros do Governo, motivada pela derrota eleitoral do Partido, em Novembro.

A governante oficializou a nomeação numa conferência de Imprensa, na qual estiveram presentes o PM-cessante, Lai Ching-te, e o PM eleito, que já havia ocupado o cargo entre 2006 e 2007.

Lai Ching-te anunciou a demissão na noite de quinta-feira, 10, após um Conselho de Ministros extraordinário no qual todo o Governo também se demitiu.

A decisão era esperada em Taiwan, onde os primeiros-ministros, normalmente, renunciam após uma derrota eleitoral do seu Partido.

O Partido Progressista Democrático (PPD) sofreu uma derrota clara nas eleições locais de 24 de Novembro, o que desencadeou disputas internas e críticas de sectores radicais pró-Independência face à possível candidatura Presidencial de Tsai, em 2020.

Tsai Ing-Wen, eleita em 2016, tinha apresentado as Eleições como um Referendo à vontade da sua administração em manter a independência da ilha face a Pequim.

O vice-primeiro-ministro deverá ser Chen Chi-mai, candidato derrotado à autarquia da cidade de Kaohsiung, no Sul de Taiwan, de acordo com o jornal da ilha, “Ziyou Shibao”.

PUB

PUB

PUB

To Top