PUB

Mundo

Brasil: Governo declara apoio ao líder da Oposição na Venezuela

O Governo brasileiro declarou apoio ao presidente da Assembleia Nacional (Parlamento) da Venezuela, o líder da Oposição, Juan Guaidó, após este ter-se mostrado disposto a “assumir constitucionalmente” a presidência venezuelana, contra a “ilegitimidade” de Maduro.

“O Brasil continua comprometido a ajudar o povo venezuelano a recuperar a liberdade e a democracia, e seguirá em coordenação com os demais atores imbuídos do mesmo propósito”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores brasileiro em comunicado – citado pela Lusa.

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considera que a Venezuela vive numa “ditadura” e optou por não marcar presença na tomada de posse do chefe de Estado venezuelano, Nicolás Maduro, na quinta-feira, 10.

“O Governo brasileiro reitera a importância do respeito à integridade, autonomia e independência do Tribunal Supremo de Justiça legítimo da Venezuela”, concluiu o Itamaraty, nome como é conhecida a pasta das Relações Exteriores, em comunicado.

O Brasil reagiu ao apelo feito por Guaidó, que solicitou o apoio dos cidadãos, dos militares e da comunidade internacional para assumir o poder executivo, o qual considerou estar a ser “usurpado” por Maduro.

Guaidó, um engenheiro de 35 anos, assumiu a presidência da Assembleia Nacional (Parlamento, dominado pela oposição), no passado dia 5.

O Governo brasileiro já descreveu o novo mandato de Maduro como “ilegítimo” e reafirmou o seu “total apoio” ao Parlamento, que classifica como “encarregado da autoridade executiva” na Venezuela.

“Nicolás Maduro não deu atenção às exortações do Grupo de Lima, formuladas na declaração de 04 de janeiro, e iniciou um novo mandato presidencial ilegítimo”, disse o Itamaraty numa nota oficial.

Maduro foi reeleito, em Maio passado, numas eleições que a O posição, e muitos países da América e Europa, consideram “fraudulentas”.

Nesse sentido, o Grupo de Lima, formado pela Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia, aprovou na semana passada, com a única excepção da delegação mexicana, uma declaração na qual anunciaram que não vão reconhecer o novo Governo de Maduro.

PUB

PUB

PUB

To Top