PUB

Destaques

Destaques da edição 594 do Jornal A NAÇÃO

TAXA DE SEGURANÇA AEROPORTUÁRIA

Novo sistema de vistos causa caos nos aeroportos

 A adaptação ao novo sistema de isenção de vistos e a aplicação da Taxa de Segurança Aeroportuária (TSA) está a causar o caos nos aeroportos internacionais, com especial realce para o “Amílcar Cabral”, no Sal. As filas chegam a ultrapassar as três horas de espera, em recintos apinhados de turistas em desespero, incluindo bebés e crianças, com gritos e juras de nunca mais voltarem. Operadores querem respostas, porque assim, como está, o sistema ficou “pior”.

CARTAS FORA DO BARALHO NAS PRESIDENCIAIS’2021

Eurico Monteiro acusa o toque

 Eurico Monteiro socorreu-se de uma lei ordinária para desvirtuar o conteúdo da notícia da anterior edição deste Jornal: “Presidenciais 2021 – Carlos Veiga e Eurico Monteiro são cartas fora do baralho”. Como jurista sénior que é, o embaixador de Cabo Verde em Lisboa (Portugal) sabe que quem anda a ludibriar os leitores nesta história não é o A NAÇÃO.

COMPARANDO COM 2017

Leite importado continua mais caro no mercado nacional

Há um ano que os consumidores estão a comprar o leite importado e seus derivados a preços mais caros do que em relação a 2017. Este facto resulta do aumento, em Janeiro de 2018, da taxa de importação de leite e iogurtes no valor de 15 a 25 por cento, respectivamente. O ministro das Finanças, Olavo Correia, disse, na altura, que “a medida é para proteger a indústria nacional” e garantiu que a mesma seria revogada, caso tivesse impacto negativo no consumidor final. Só que os factos falam por si.

TARRAFAL PREOCUPA MPD

Manifestação agita águas

Depois da manifestação da semana passada, convocada por jovens descontentes, nada será como dantes no Tarrafal (de Santiago). Ciente disso, o próprio MpD quer dar à volta ao “marasmo” em que o Concelho há muito se encontra mergulhado, não descartando a hipótese de procurar uma alternativa ao edil José Pedro Nunes Soares.

NÃO EVACUAÇÃO NA BOA VISTA

Vítima pede 15 mil contos de indemnização  

Nasolino Pereira Mendes, baleado em Maio do ano passado, na Ilha da Boa Vista, entrou já com um pedido de indemnização, no valor de 15 milhões e 650 mil escudos, contra o seu suposto agressor, Elvis “Ometa” Sanches, e contra o piloto Nuno Miguel e a Binter, por alegado impedimento a prestação de socorros e omissão de auxílio.

TCHALÉ FIGUEIRA  

A liberdade da Arte

Depois da “censura” de que os seus quadros “Vénus e Prieto” e “Prieto e Afrodite” foram alvo na Assembleia Nacional (Parlamento), esta semana, o artista plástico Tchalé Figueira tem já uma exposição, intitulada “Eros”, agendada para o próximo dia 25, deste mês, no Palácio da Cultura “Ildo Lobo” (no Platô, na Cidade da Praia). Polémicas à parte, o erotismo é arte e arte é liberdade.

-Encontra, também, nesta Edição nº 594 –que já está nas bancas -, o tradicional Caderno ETC.; assim como, as  Opiniões de José Valdemiro Lopes,  Nataniel Vicente Barbosa e Silva e  de Ricardino Neves; a par da Coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top