PUB

Sociedade

Porto Novo: Planalto Norte com luz 24 horas/dias – município perto de 100% de cobertura

O Planalto Norte do Porto Novo (Santo Antão) já dispõe de luz eléctrica 24 horas/dia, projecto inaugurado quinta-feira, 17, e que marca, também, a cobertura “quase a 100%” deste município com energia eléctrica de forma continuada.

Segundo o presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, trata-se de um projecto que custou cerca de 30 mil contos e que “muda completamente a vida” dos 60 famílias beneficiárias que, além da luz 24 sobre 24 horas, com base em energia solar, permite ainda “potenciar o desenvolvimento económico” do Planalto Norte.

Com este “projecto estruturante”, Porto Novo fica “praticamente coberto” com energia eléctrica de forma ininterrupta, ficando apenas por abranger apenas as localidades de Bolona e João Bento que, ainda no decorrer de 2019, serão contempladas.

Aníbal Fonseca referiu-se, igualmente, a um outro projecto para o Planalto Norte que se prende com o abastecimento de água, já com financiamento garantido em 65 mil contos e que vai ser lançado a partir de Fevereiro.

O projecto de electrificação do Planalto Norte contou com o envolvimento do Centro das Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDAO e ainda da Cooperação Portuguesa, representada no acto pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro.

Para Teresa Ribeiro, Portugal sente-se “orgulhoso” por ter participado na concretização deste “projecto transformador” para o Planalto Norte.

A inauguração da central fotovoltaica do Planalto Norte, com uma potência de 35 kWp, foi presidida pelo secretário de Estado da Educação, Amadeu Cruz, para quem este projecto constitui “um grande passo” para o desenvolvimento dessa localidade, destacando o envolvimento dos parceiros na realização desse “sonho” da população local.

Referiu-se ao plano director para o sector energético em Cabo Verde, já aprovado pelo Governo, para o horizonte 2030, que prevê uma taxa de penetração das energias renováveis de 50% nos próximos dez anos, pedindo ao Centro Regional da CEDEAO para as Energias Renováveis ​​e Eficiência Energética (ECREE) para continuar a apoiar Cabo Verde na implementação de projectos idênticos ao do Planalto Norte.

Amadeu Cruz destacou, também, o projecto de abastecimento de água para o Planalto Norte, que demonstra que tanto o Governo como o municiono do Porto Novo estão “sintonizados com as necessidades” dos 600 habitantes desse planalto, “muito castigado pela seca”.

O projecto de electrificação do Planalto Norte foi promovido pela Associação para o Desenvolvimento de Mértola (Portugal), em parceria com a Câmara Municipal do Porto Novo.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top