PUB

Mundo

Portugal: Enfermeiros avançam com nova “greve cirúrgica” entre 22 e 25 de Janeiro

Os Sindicatos dos Enfermeiros decidiram avançar com uma nova greve no final deste mês, por “falta de consenso” nas negociações com o Governo.

O Governo e os Sindicatos de Enfermeiros retomaram, quinta-feira, 17, as negociações, mas, no final da reunião, as duas estruturas sindicais anunciaram que avançarão para uma nova greve nos blocos cirúrgicos, em vários hospitais, estando a nova paralisação agendada ainda para este mês, entre os dias 22 e 25 de Janeiro.

Confirma-se, pois, o segundo cenário por “falta de consenso” entre a tutela e as estruturas sindicais.

Esta greve vai decorrer por regiões, tal como explicou José Carlos Martins, presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), em declarações transmitidas pela TVI24. Assim sendo, no dia 22, a greve vai decorrer em Lisboa e Vale do Tejo, a 23 no Centro, a 24 no Norte do país e a 25 de Janeiro no Sul.

Na quarta-feira, os Sindicatos dos Enfermeiros assumiam já que tinham baixas expectativas para a reunião de quinta-feira com o Governo e avisavam que ou avançavam, efectivamente, as negociações ou avançava a “greve cirúrgica”.

Os Sindicatos reclamam a criação de uma carreira de Enfermagem que contemple três categorias: uma delas, de enfermeiro especialista; a antecipação da idade da reforma para os 57 anos; e a revisão da grelha salarial com aumento do ordenado base.

PUB

PUB

PUB

To Top