PUB

Mundo

França: Protestos dos “Coletes Amarelos” mobilizam 80 mil polícias

Perto de 80 mil polícias foram mobilizados em toda a França, sendo cinco mil destes em Paris (a Capital), para o décimo dia de manifestações dos “Coletes Amarelos”.

Os principais monumentos de Paris estarão rodeados por um importante dispositivo anti-motim, para evitar a repetição de imagens de confrontos e vandalizações do espaço público nas manifestações anteriores.

A principal manifestação, em Paris, está prevista para acontecer na Esplanada dos Inválidos, em frente ao Túmulo de Napoleão, embora os “Coletes Amarelos” não tenham o hábito de divulgar os locais dos protestos antecipadamente.

Será o décimo sábado consecutivo em que o grupo vai para as ruas, vestido com coletes amarelos, peça obrigatória em todos os veículos para o caso de algum acidente.

Depois de uma queda geral no número de participantes, no sábado passado, 12, o Movimento ganhou, novamente, algum vigor, com 84 mil manifestantes em todo o país, de acordo com dados do Ministério do Interior francês.

Hoje será o primeiro dia de protesto depois de o Presidente francês, Emmanuel Macron, ter lançado um grande debate nacional, uma fórmula com a qual pretende que as queixas dos cidadãos sejam canalizadas através do diálogo em vez de protestos de rua.

Os auto-proclamados porta-vozes dos “Coletes Amarelos” já desacreditaram esse debate nacional e apelaram ao aumento das manifestações.

Os “Coletes Amarelos” começaram os protestos devido ao aumento do preço dos combustíveis em França, mas passou rapidamente a ser um protesto contra as actuais condições de vida dos franceses, como a perda de poder de compra e contra o governo do Presidente Macron.

PUB

PUB

PUB

To Top