PUB

Talento

“Arlindo Stoni” aposta na preservação das tradições orais

Arlindo Semedo Varela, “Arlindo Stoni”, é um jovem escritor, natural de Achada Tossa, concelho de Santa Catarina (interior de Santiago). Em Maio de 2018, este jovem formado em Sociologia, residente na França há sete anos, lançou o seu primeiro livro de poemas em crioulo, intitulado “Káuberdianidadi”.  Segundo ele, trata-se de um livro baseado na recolha de poemas e cantigas.

Em conversa com A NAÇÃO, “Arlindo Stoni” conta que a paixão pela escrita de poesia surgiu desde quando andava no ensino primário na escola de Ribeirão Manuel. “A motivação pela escrita foi fomentada pelo meu primeiro professor, Salvador Varela, mais conhecido por ‘Mário’, aliais, ele é que escreveu o prefácio do meu livro. Lembro que no dia 1 de Junho declamávamos poesias de vários autores. Mas também tínhamos oportunidade de escrever e declamar as nossas próprias poesias”. 

Arlindo Stoni acrescenta ainda que na sua adolescência começou a escrever cartas para “cretxeu”, depois começou a escrever e cantar Rap entre 1998 e 2000. “De lá para cá, a escrita acompanhou o meu espírito. Em Maio de 2018, lancei o meu primeiro livro em crioulo. Entendo que esta foi uma das formas que encontrei para dar a minha contribuição para a afirmação do crioulo de Cabo Verde. E também reforçar a filosofia e poesia transmitindo memórias e tradições orais de Cabo Verde. O livro foi escrito e financiado totalmente por mim”. Teve uma tiragem de 300 exemplares.   

PUB

PUB

PUB

To Top