PUB

Economia

IGAE apreende mais de 14 mil litros de material para produção e falsificação de grogue no Paul

A Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE) apreendeu e destruiu mais de 14 mil litros de calda deteriorada e em condições precárias de higiene no concelho de Paul, em Santo Antão.

De acordo com uma nota publicada na sua página oficial do Facebook, a instituição afirma que esta apreensão resulta das acções conjuntas de fiscalização realizadas desde 7 de Janeiro pela IGAE, Polícia Nacional e câmaras municipais, cujos materiais estavam conservados desde Agosto do ano passado.

No processo de destruição, segundo a mesma fonte, foram encontrados materiais orgânicos considerados “estranhos” no interior da calda deteriorada que indiciam prática de fermentação ilícita.

Foram também encontrados e apreendidos 880 litros de aguardente produzidos nessas condições, pondo em perigo a saúde pública e desvalorizando a aguardente.

As operações de fiscalização conjuntas, informa a mesma fonte, irão continuar diariamente no terreno até ao final do ciclo de produção de 2019, visando garantir a legalidade da produção, a qualidade do grogue e sua valorização e a garantia da saúde pública.

A IGAE é órgão da polícia criminal, encarregue de promover ações preventivas e repressivas em matéria de infracções anti-económicas e contra a saúde pública.

Conta, actualmente, com delegações nas Ilhas de São Vicente e do Sal, permitindo, assim, dar respostas, de forma mais célebre, nas suas actuações no território nacional.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top