PUB

Mundo

Ucrânia: Ex-PM anuncia candidatura à Presidência 

A ex-primeira-ministra (PM) ucraniana, Yulia Timoshenko, anunciou sua candidatura às Presidenciais de 31 de Março, disputando o cargo com o Presidente em exercício, Petro Poroshenko, e sendo a favorita na corrida, de acordo com sondagens recentes.

“Sou candidata à Presidência”, disse Yulia Timoshenko, em Kiev (a Capital), diante de centenas de pessoas numa reunião do seu Partido Batkivchtchina (Pátria).

“Hoje, estamos a entrar em uma nova época de sucesso, de felicidade e de prosperidade (…). Nós começamos verdadeiramente a dar um passo à frente na Ucrânia, em direção à sua grandeza”, vincou, acrescentando que, “talvez, eu esteja às vezes errada, mas estou errada com sinceridade”.

Num ambiente de comemoração, centenas de pessoas estiveram reunidas, terça-feira, 22, incluindo o marido e a filha da ex-PM e empresária.

Alguns manifestantes carregavam a bandeira azul e amarela da Ucrânia e outros seguravam cartazes em que podia ler-se: “Acredite na Ucrânia!”, acompanhado pelo coração vermelho, símbolo do Partido.

Numa transmissão de vídeo durante a reunião, o ex-Presidente georgiano, Mikheil Saakashvili, apoiou a sua candidatura.

De acordo com as últimas sondagens, Poroshenko, que ainda não anunciou, oficialmente, a sua candidatura, está apenas atrás de Yulia Timoshenko, que foi candidata em 2010 e 2014.

Na segunda-feira, 21, um primeiro candidato, o actor Volodymyr Zelensky, apresentou oficialmente a sua candidatura.

A primeira volta das Eleições será realizada a 31 de Março e a segunda, se for necessário, duas semanas depois.

PUB

PUB

PUB

To Top