PUB

Mundo

ONU alerta para perigos de rejeição do Acordo com a Macedónia

O mediador das Nações Unidas para o conflito sobre o nome da Macedónia, Matthew Nimetz, afirmou que, se o Parlamento grego não ratificar o Acordo firmado entre Skopje e Atenas, “as consequências do fracasso serão profundas”.

Numa entrevista publicada, quarta-feira, 23, pela agência de notícias grega AMNA, Matthew Nimetz argumentou que um novo Acordo pode demorar anos, pois, todas as questões agora resolvidas voltariam à mesa de negociações.

Matthew Nimetz foi durante décadas o enviado do secretário-geral da ONU para as negociações entre a Grécia e a Antiga República Jugoslava da Macedónia (ARJM).

Na sua opinião, não há possibilidade de uma “solução rápida”, mas muitos cenários possíveis estão em aberto, “alguns deles bastante perigosos”.

“Os dois lados têm trabalhado de boa-fé para resolver essa disputa”, declarou Nimetz, acrescentando que após 25 anos de “intensas conversações e negociações difíceis”, chegou-se a um acordo porque dois lados pensam que este respeita os interesses nacionais essenciais.

A Grécia e a Macedónia também consideram que com este Acordo, há uma “maior possibilidade de se alcançar a paz, a segurança e a amizade do que se o conflito continuasse”, acrescentou.

O Acordo tem levantado muitas dúvidas na população grega, onde ainda há uma maioria (66 por cento, de acordo com uma pesquisa recente) que rejeita que o país vizinho possa incluir no seu nome o termo Macedónia, que consideram um conceito único da cultura helénica.

Outro argumento é que, aceitando o novo nome, a Grécia, que tem uma região homónima no Norte de seu território, cederia a soberania nacional e abriria as portas às reivindicações territoriais da ARJM.

A votação no Parlamento está agendada para a noite desta quinta-feira, a menos que a oposição conservadora apresente uma Moção de Censura contra o Governo, uma possibilidade que está sobre a mesa.

PUB

PUB

PUB

To Top