PUB

Sociedade

Criada Associação dos Media Privados de Cabo Verde

Já foi feita esta na manhã desta sexta-feira,25,  na cidade da Praia, a Proclamação Constitutiva da criação da Associação dos Media Privados de Cabo Verde (AMPCV).

Ao todo, treze representantes de diversos órgãos/empresas privadas de Cabo Verde assumiram o comprometimento de trabalharem juntos “Por uma Imprensa Livre, Plural e Independente”.

Os membros, oriundos de vários órgãos de Rádio, TV, jornais online, revistas e apenas um jornal impresso (A NAÇÃO) viram na criação desta associação uma forma de batalharem pelo desenvolvimento da imprensa privada, como actores chave do próprio desenvolvimento da democracia cabo-verdiana.

A ideia passa por juntos lutarem por uma “melhor” regulação do sector, nomeadamente em domínios relativos ao mercado de trabalho, à publicidade, além de contribuir, entre outros, para a promoção da cidadania e justiça no país.

Defender o reconhecimento de Serviço Público prestado pelos órgãos de comunicação social privados para a consolidação do desenvolvimento do país, é outra das missivas da novel associação.

A reunião, a decorrer na Cidadela, nas instalações do jornal A NAÇÃO, encontra-se na fase de debate dos Estatutos que irão reger a associação e posterior eleição dos corpos gerentes.

Recorde-se que a necessidade da criação desta associação foi uma das conclusões saídas do workshop sobre a sustentabilidade da Imprensa Privada promovido em Dezembro passado pela AJOC.

Na altura, foram abordados problemas ligados à regulação e ao financiamento, mormente questões relacionadas com a publicidade do Estado nos órgãos privados, entre outros.

 

PUB

PUB

PUB

To Top