PUB

Sociedade

Santiago: Rincão e Ribeira da Barca acolhem comemorações do Dia do Pescador Cabo-verdiano

Rincão e Ribeira da Barca acolhem este ano as comemorações oficiais do Dia do Pescador Cabo-verdiano, em Santiago, que se assinala a 5 de Fevereiro. Mas as celebrações começam antes, entre 2 e 3 de Fevereiro.

Segundo uma nota de imprensa chegada à nossa redacção, o convite partiu do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) à Câmara Municipal de Santa Catarina que acolheu a ideia com bons olhos.

As comemorações compreendem um vasto programa de debate, animação cultural e atividades náuticas.

Assim, entre 2 e 3 de Fevereiro, Rincão acolhe a Feira de Gastronomia do Mar, com pratos da gastronomia local, um debate subordinado ao tema “Pesca, Turismo, Ambiente e Desenvolvimento – Caminhos de Futuro” e um outro sobre “Políticas Públicas, Competitividade e Estratégias para o Desenvolvimento do Setor”. Atividades musicais, atividades para crianças e animação circense compõem o programa das comemorações em Rincão.

Já a 5 de fevereiro, Dia do Pescador Cabo-verdiano, Ribeira da Barca acolhe um Encontro e Conversa Aberta de Pescadores e Peixeiras de Santiago, que conta com a presença do Secretário de Estado da Economia Marítima, Paulo Veiga.

Aqui também atividades náuticas, animação musical, atividades para crianças e um almoço popular constam, ainda, da programação.

A 8ª Edição do Encontro de Pescadores e Peixeiras de Santiago, visa promover o setor das pescas, sensibilizar os pescadores e peixeiras em relação às questões ambientais, dar a conhecer as políticas públicas e as estratégicas para o desenvolvimento do sector, bem como a troca de experiências entre os participantes.

As celebrações têm como lema “Com os Pescadores, pelo Desenvolvimento”.

 

PUB

PUB

PUB

To Top