PUB

Mundo

Venezuela: Auto-proclamado Presidente convoca manifestação nacional e internacional para sábado

O auto-proclamado Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, convocou, para sábado, 25,  uma grande manifestação nacional e internacional de apoio à União Europeia e ao ultimato dado ao Presidente Nicolás Maduro para convocar Eleições livres no país.

“No sábado, grande mobilização nacional e internacional. Estaremos nas ruas de toda a Venezuela e em todo o mundo, para acompanhar, apoiar a União Europeia e o ultimato que deu”, disse este domingo.

Juan Guaidó publicou um vídeo na rede social “Twitter”, no qual convocou, também, os venezuelanos a realizarem acções de protesto na quarta-feira, 30 de Janeiro, nos escritórios, casas, postos de trabalho e transporte público.

Guaidó começou a sua intervenção fazendo um balanço das acções realizadas pela oposição e fazendo referência aos países que já lhe manifestaram apoio.

Guaidó referiu ter participado numa missa, para orar pelos venezuelanos, pelo sacrifício dos jovens sobre quem, de maneira ingrata e desnecessária, as Forças de Acções Especiais (FAES) atentaram nos dias mais recentes.

Por outro lado, instou os venezuelanos a passarem a mensagem sobre a Lei de Amnistia às Forças Armadas e a exigirem a entrada de ajuda humanitária no país, de alimentos e medicamentos.

Guaidó explicou que, ao contrário do anunciado, o pessoal dos consulados venezuelanos nos EUA (estados Unidos da América) “não aceitou a chantagem de regressar” e que o da “Embaixada norte-americana continua em Caracas.

O auto-proclamado Presidente pediu à comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, “que não demore a sua visita à Venezuela” para que possa observar “a constante violação dos direitos humanos” no país.

Anunciou, ainda, que estão a ser enviadas comunicações formais a todos os países para proteger os activos venezuelanos e impedir que continuem a saquear e a roubar os recursos da Venezuela.

No domingo, após uma missa em Chacao (Leste de Caracas), Juan Guaidó enviou uma mensagem aos militares para que deixem de agredir os venezuelanos.

PUB

PUB

PUB

To Top