PUB

Mundo

França: Conselho da Europa “seriamente preocupado” com acção da Polícia

  A comissária do Conselho da Europa para os Direitos Humanos, Dunja Mijatovic, disse estar “seriamente preocupada” com os extensos ferimentos causados por balas de borracha e outros métodos da Polícia francesa para dispersar os manifestantes dos “Coletes Amarelos”.

A comissária reuniu-se, esta semana, com autoridades francesas para conversar sobre as questões dos direitos relacionados aos dois meses de protestos dos “Coletes Amarelos”.

Numa declaração na quarta-feira, 30, Dunja Mijatovic lamentou “o alto nível de tensão que prevalece actualmente em França” e disse que “há uma necessidade urgente de acalmar a situação”.

A comissária alertou contra medidas que estão, actualmente, em debate no Parlamento francês e que poderiam limitar o direito das pessoas a se manifestarem. Este seria um esforço para reprimir os agitadores que usam protestos para atacar a Polícia.

Mais de duas mil pessoas, incluindo manifestantes e polícias, ficaram feridas durante os protestos dos “Coletes Amarelos”, desde que começaram em Novembro, a partir das redes sociais e devido ao aumento dos combustíveis e da perda do poder de compra dos franceses, alargando-se para outras questões posteriormente.

PUB

PUB

PUB

To Top