PUB

Mundo

NATO: Rússia é “única responsável” pela saída dos EUA de Tratado Nuclear 

A Aliança Atlântica volta e a legitimar a decisão dos Estados Unidos da América (EUA) de se retirar do Tratado sobre as Armas Nucleares de Médio Alcance (INF), exortando a Rússia a destruir os mísseis recentemente desenvolvidos, no espaço de seis meses.

No dia em que Washington notificou, formalmente, a decisão de se retirar do Tratado – acordado com a antiga União Soviética, em 1987 -, o que terá efeitos dentro de seis meses, a NATO, em comunicado, defendeu, sexta-feira, 1, que os EUA (o membro com mais “peso” no seio da Organização) apenas estão a responder a uma clara violação do Tratado INF por parte da Rússia e sublinha que “os Aliados apoiam integralmente esta acção”.

“A menos que a Rússia honre as suas obrigações ao abrigo do Tratado INF, através da destruição verificável de todos os seus sistemas (de mísseis) 9M729, voltando ao pleno cumprimento (do Tratado) antes que a saída dos EUA entre em vigor dentro de seis meses, a Rússia será a única responsável pelo fim do Tratado”, argumenta a NATO – citado pela Lusa.

A Organização garante, ainda assim, que os Aliados permanecem “firmemente empenhados” na política de controlo, desarmamento e não-proliferação de armas.

Os Estados Unidos concretizaram, sexta-feira, a ameaça de se retirarem do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, acusando a Rússia de o violar “há anos”.

PUB

PUB

PUB

To Top