PUB

Mundo

Portugal promove na Alemanha sector das frutas e legumes

A “Portugal Fresh” e 37 entidades portuguesas vão marcar presença na feira “Fruit Logística”, em Berlim (na Alemanha), entre 6 e 8 de Fevereiro, para promover as frutas e legumes nacionais, um sector que representa quase três milhões de euros.

Segundo a Lusa, pela nona vez consecutiva, Portugal conta com uma participação-conjunta no evento, que decorre na capital alemã, sendo esperadas 78 mil pessoas de 130 países.

De acordo com a “Portugal Fresh” (Associação para a Promoção de Frutas, Legumes e Flores de Portugal), esta participação coincide com “um momento histórico para o sector”, que está perto de atingir três mil milhões de euros de volume de negócios, com as exportações a valerem 50 por cento (%) desse montante.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações de frutas, legumes e flores portuguesas atingiram, entre Janeiro e Novembro de 2018, o valor de 1.372 milhões de euros, o equivalente a uma subida homóloga de 1%.

Por sua vez, entre Janeiro e Novembro, as vendas para a Alemanha avançaram 1,3%, face ao mesmo período de 2017, fixando-se em 89,4 milhões de euros.

Com a presença no certame, Portugal pretende estreitar os laços com o mercado alemão, com os parceiros regulares e com os compradores de países como a China, a Índia e a Indonésia.

Espanha, França, Reino Unido, Holanda e Alemanha constituem o “Top5” dos maiores mercados exportadores nacionais, representando, em conjunto, 67% do total das exportações do sector.

Segundo a “Portugal Fresh”, o evento vai contar com a presença do Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, e do embaixador de Portugal na Alemanha, João Mira Gomes.

Entre os 37 participantes nacionais, encontram-se 22 empresas, como a Campotec, a Vale da Rosa, a Vitacress e a Kiwicoop.

Além destas, vão marcar presença no estande português nove parceiros, como o “Portuguese Agrofood Cluster”, bem como seis associações, onde se incluem a Refcast (castanha) e a Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas.

A “Portugal Fresh” conta, actualmente, com 85 associadas que representam 25% do valor do sector das frutas, legumes e flores.

PUB

PUB

PUB

To Top